Ícone do site Jornal O Sul

Rio Grande do Sul recebe nota 9 em transparência pelo Ministério Público Federal

O governo tem qualificado as ações voltadas à transparência. (Reprodução)

O MPF (Ministério Público Federal) elaborou um índice de transparência a partir da avaliação dos 5.568 municípios e 26 Estados, além do Distrito Federal, divulgado nesta semana. O Rio Grande do Sul obteve nota 9, ficando com a quarta posição.

A pesquisa foi feita entre os dias 8 de setembro e 9 de outubro nos sites das prefeituras e governos estaduais. Foram atribuídas notas de 0 a 10 para cada site, sendo que as notas zero significam nenhuma transparência, e 10, transparência máxima.

No Ranking Nacional da Transparência do MPF, foi avaliado se as prefeituras e os governos estaduais cumprem obrigações de transparência previstas em lei e itens considerados boas práticas. Destaca-se a publicação na internet de todas as receitas e despesas, editais e resultados de licitações e relatórios de gestão orçamentária, por exemplo.

Das boas práticas de transparência, a pesquisa avaliou se constam nos sites as publicações dos nomes e salários de servidores públicos, despesas com diárias e passagens. Entre os governos estaduais, apenas o Espírito Santo ganhou nota 10. Em seguida, ficaram Santa Catarina (9,8) e Mato Grosso (9,5). Em relação aos municípios, apenas sete cidades receberam nota máxima, sendo a média das notas de 3,91. No Rio Grande do Sul, os melhores resultados foram das prefeituras de Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires. (Palácio Piratini)

Sair da versão mobile