Ícone do site Jornal O Sul

Vacinas de Oxford/AstraZeneca chegam ao Rio Grande do Sul

Novo lote desembarcou no Aeroporto Salgado Filho às 9h24min deste domingo.(Foto: Divulgação / Governo do Rio Grande do Sul)

O lote de 116 mil vacinas de Oxford/AstraZeneca chegou ao Rio Grande do Sul na manhã deste domingo (24). O novo lote dos imunizantes, que fazem parte das 2 milhões de doses vindas da Índia, pousou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, às 9h24min.

As doses serão encaminhadas neste domingo, sob a escolta da Polícia Federal, para a Ceadi (Central Estadual de Armazenamento e Distribuição) da Secretaria da Saúde, em Porto Alegre. Elas serão registradas e distribuídas entre as 18 CRSs (Coordenadorias Regionais de Saúde), que enviarão o lote aos municípios, conforme os critérios de ordenamento dos grupos prioritários.

Este é o segundo lote de vacinas que chega ao Estado. A distribuição ocorrerá de maneira semelhante às quase 342 mil doses da Coronavac, com logística de distribuição de transporte aéreo e rodoviário.

As 116 mil doses serão destinadas majoritariamente aos trabalhadores da área da saúde, primeiro grupo prioritário na vacinação contra a Covid-19. A segunda dose deve ser aplicada em 12 semanas, quando há previsão de novo repasse dessa vacina por parte do Ministério da Saúde. Confira no link como será a segunda fase da campanha de vacinação contra a Covid-19.

A distribuição das vacinas será consolidada entre a segunda e a terça-feira, pelos 18 coordenadorias, conforme critérios populacionais dos grupos prioritários. Em seguida, os municípios fazem a retirada nas coordenadorias correspondentes.

(Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini)

Sair da versão mobile