Ícone do site Jornal O Sul

Rio Grande do Sul tem mais 17.416 testes positivos de coronavírus, novo recorde para um só boletim diário no Estado

Estado acumula quase 2,1 milhões de testes positivos em quase dois anos de pandemia. (Foto: EBC)

Balanço oficial divulgado nesta terça-feira (18) acrescentou 17.416 novos testes positivos de coronavírus no Rio Grande do Sul, o que na prática implica novo recorde de notificações em um só relatório diário da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O número mais alto até então (14.345) havia sido registrado em 14 de janeiro.

Cabe fazer a ressalva que, em âmbito estatístico, houve uma quantidade ainda maior de contágios contabilizados por apenas um boletim: 64.056, em 23 de julho de 2021. Mas naquela ocasião tratava-se de um documento atípico, por incluir de uma só vez milhares de dados represados por defasagem e revisão.

Com a atualização, acumulam-se mais de 1,61 milhão de contágios de gaúchos pelo coronavírus em 22 meses de pandemia. Já as perdas humanas para a doença chegaram a 36.552, com a inclusão de 22 mortes mais recentes.

Os falecimentos mencionados pelo relatório abrangem indivíduos com idades entre 24 e 92 anos, com ampla maioria de idosos (apenas três vítimas não se enquadram neste segmento populacional). Eles são mencionados a seguir, em ordem alfabética conforme cidade onde residiam (e não do hospital onde ocorreu o falecimento), sendo também informado o gênero (feminino ou masculino) e idade.

– Veranópolis (mulher, 24 anos);
– Passo Fundo (homem, 43 anos);
– Lajeado (mulher, 59 anos);
– Porto Alegre (homem, 63 anos);
– Porto Alegre (mulher, 63 anos);
– Estrela (mulher, 64 anos);
– Porto Alegre (homem, 64 anos);
– Encantado (mulher, 68 anos);
– Porto Alegre (homem, 71 anos);
– Santo Ângelo (homem, 71 anos);
– Santa Maria (mulher, 77 anos);
– Porto Alegre (homem, 79 anos);
– Cruzeiro do Sul (homem, 80 anos);
– Panambi (homem, 80 anos);
– Capão da Canoa (homem, 84 anos);
– Alvorada (mulher, 85 anos);
– Porto Alegre (homem, 87 anos);
– Bagé (mulher, 89 anos);
– Santo Ângelo (mulher, 89 anos);
– Porto Alegre (mulher, 90 anos);
– Rio Grande (homem, 90 anos);
– Santa Maria (mulher, 92 anos).

Curiosamente, apenas uma dentre todas as 497 cidades gaúchas ainda não registra qualquer óbito por covid. É Novo Tiradentes, localizada na Região Norte do Estado e que acumula 179 testes positivos desde o começo da pandemia, oito dos quais informados pelo boletim desta terça-feira.

Outros dados sobre a pandemia

Dentre os infectados até agora, ao menos 1.494.712 (93%) já se recuperaram, em todos os 497 municípios gaúchos. Outros 80.928 (5%) são casos ativos (em andamento), o que abrange desde os assintomáticos em quarentena domiciliar até casos graves atendidos em hospitais. 

A taxa média de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) por adultos estava em 54,7% no início da noite, de acordo com o painel de monitoramento covid.saude.rs.gov.br.

Esse índice resulta da proporção de 1.732 pacientes para um total de 3.169 leitos da modalidade em 301 hospitais. Já o total de internações pela doença desde março de 2020 chega a 114.941 (7%).

Vacinação

Um dia depois de reiniciar a exibição de dados atualizados sobre a campanha de vacinação contra covid (paralisados durante 39 dias por causa do ataque cibernético aos sistemas do Ministério da Saúde), nesta terça-feira o painel on-line do governo gaúcho voltou a apresentar defasagem. O problema já havia sido previsto na véspera pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).

Com isso, quem acessou a plataforma vacina.saude.rs.gov.br nesta quarta-feira encontrou números e índices restritos à atualização do dia 17. De acordo com o órgão, a recuperação estatística divulgada na segunda-feira teve por base o envio parcial dos dados pela pasta federal:

“Ainda é preciso aguardar mais informações do Ministério para uma análise completa de alguns relatórios. Devido ao grande volume de dados acumulados [de 9 de dezembro a 17 de janeiro], é provável que ainda sejam registradas instabilidades e, com isso, não ocorra atualização diária”.

(Marcello Campos)

Sair da versão mobile