Ícone do site Jornal O Sul

Rio Grande do Sul tem previsão de temporais e ventos intensos, além de queda na temperatura

A previsão é de tempo instável, com risco de chuva forte, temporais e rajadas de vento em todo o Rio Grande do Sul. (Foto: Arquivo/PMPA)

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul (DCRS) atualizou nessa segunda-feira (26) o prognóstico meteorológico para os próximos dias, informando que a previsão é de tempo instável, com risco de chuva forte, temporais e rajadas de vento em todo o Estado.

Conforme a meteorologista Cátia Valente, um sistema de baixa pressão e a intensificação do fluxo de umidade vindo do norte do País, nessa segunda-feira (26), previa chuva moderada a forte, com raios e eventual queda de granizo.

Nesta terça-feira (27), o deslocamento de uma frente fria favorece temporais com chuva moderada a forte, raios e eventual queda de granizo e rajadas de vento (50 a 80 km/h) sobre o Estado. Os acumulados variam entre 50 e 80 mm/dia em parte da Campanha, Centro e Noroeste, podendo ultrapassar os 100 mm/dia no Oeste e Missões. Nas demais áreas, ficam abaixo de 50 mm/dia.

Já nesta quarta-feira (28), o avanço da frente fria, aliada à formação de um ciclone extratropical sobre o oceano, mantém as chuvas sobre o território gaúcho. As rajadas de vento oscilam entre 40 e 80 km/h, atingindo pontualmente 90 km/h. Os acumulados variam entre 20 e 50 mm/dia no Estado, com pontuais que podem chegar aos 75 mm/dia no Sul e na Costa Doce. Além disso, as temperaturas estarão em declínio em todo o Estado, com mínimas que devem ocorrer ao longo da noite, variando entre 3°C e 12°C.

A tendência é de que, na quinta-feira (29/5), o ciclone extratropical sobre o oceano siga favorecendo as chuvas moderadas a fortes no Sul, Sudeste, Costa Doce, Litoral, Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Vales, com acumulados entre 20 e 40 mm/dia, podendo chegar aos 80 mm/dia na Costa Doce e Litoral Médio. Os ventos constantes continuam sobre o Estado e oscilam entre 50 e 90 km/h em áreas da metade Leste. Com a atuação da massa de ar frio, as temperaturas permanecem baixas, com mínimas variando entre 0°C e 11°C. As máximas oscilam entre 2°C e 14°C.

Ao final deste aviso, os acumulados de chuva variam entre 130 e 200 mm em áreas do Oeste e das Missões. No Noroeste e Centro, os acumulados variam entre 80 e 130 mm. Nas demais regiões os volumes previstos ficam abaixo de 80 mm no período.

Já em relação ao prognóstico hidrológico, a condição atual é de rios com limiares variando entre normalidade e níveis baixos no Rio Grande do Sul, sendo que não se observaram alterações significativas de nível nas bacias hidrográficas em função das últimas chuvas no Estado.

Em função dos acumulados registrados nas últimas 24 horas e da previsão de precipitações com acumulados elevados na Região Oeste para os próximos dias, é indicada a condição de Atenção e Alerta para as cidades em Amarelo e Laranja no mapa hidrológico, respectivamente. Dessa forma, é indicado o risco de cheias em arroios e pequenos rios, com elevações rápidas, causando transtornos nas regiões ribeirinhas.

Também se espera a elevação dos rios maiores, podendo superar cotas de atenção e alerta para inundação nas bacias do Ibicuí (rio Ibirapuitã), Quaraí e Santa Maria. Além disso, atenta-se para o transtorno com alagamentos em regiões urbanas conforme a intensidades das chuvas (elevados volumes em pouco tempo).

Massa de ar frio

Até o final desta semana, os três Estados do Sul do país estarão em estado de atenção devido ao avanço de uma frente fria e de uma intensa massa de ar frio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Áreas de instabilidade deverão causar chuvas com volumes significativos, que se iniciaram nessa segunda-feira (26) em diversas partes do Rio Grande do Sul, com possibilidade de queda de granizo.

Com o avanço da frente fria no estado gaúcho nesta terça-feira (27), a Região da Campanha e o noroeste do estado poderão registrar tempestades severas. A previsão é que, nos próximos dias, os volumes de chuva sejam significativos, no sentido de oeste a leste, principalmente na área centro-sul do estado, abrangendo ainda a Região Metropolitana de Porto Alegre na quinta-feira (29).

No decorrer desta quarta-feira (28), uma massa de ar frio entra pelo oeste dos três Estados, baixando as temperaturas de forma significativa e promovendo uma onda de frio com temperaturas próximas de zero grau. Uma geada mais forte e ampla é prevista para a sexta-feira (30), principalmente na serra e no norte do Rio Grande do Sul, com maior intensidade entre Santa Catarina e o Paraná.

O avanço dessa intensa massa de ar frio pelo Brasil ocasionará, ainda, declínio acentuado de temperatura entre quarta-feira (28) e sexta-feira (30) em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e de Goiás, no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e no sul do Amazonas. As informações são do Palácio Piratini e do Inmet.

Sair da versão mobile