Ícone do site Jornal O Sul

Rio Grande do Sul tem primeira escola ocupada em área de assentamento

Alunos na Escola Estadual de Ensino Médio Joceli Corrêa, do Assentamento Rondinha, no município de Joia, no Norte do Estado. (Foto: MST/Divulgação)

Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Joceli Corrêa, do Assentamento Rondinha, no município de Joia, na região Norte do Rio Grande do Sul, ocuparam a instituição na noite de quarta-feira (18). Esta é a primeira escola ocupada em área de reforma agrária no Rio Grande do Sul.

Os estudantes protestam contra o Projeto de Lei 44/2016, do governador José Ivo Sartori (PMDB), que visa privatizar parcialmente a educação pública; e exigem o fim do parcelamento do salários dos professores, mais investimentos na área da Educação e ensino de qualidade no campo.

A ocupação aconteceu por volta das 19 horas de ontem, após assembleia da Mobilização Regional dos Estudantes em Defesa da Escola Pública, realizada na Praça da República, em Ijuí, município onde há cinco escolas ocupadas e está localizada a sede da 36ª Coordenadoria Regional da Educação.

A Escola Joceli Corrêa atende mais de 280 alunos de sete assentamentos dos municípios de Joia e Tupanciretã, sendo cinco do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) e dois do MAB (Movimento dos Atingidos Por Barragens).

A ocupação da escola está organizada por turnos; os professores têm acesso à instituição.(Foto: MST/Divulgação)

Demais ocupações

Conforme o Cpers/Sidicato, até a manhã de hoje mais de 100 escolas foram ocupadas no Estado. Somente em Porto Alegre são 24 instituições. Os estudantes, prometem manter-se mobilizados até que suas reivindicações sejam atendidas pelo governo estadual.

Na última sexta-feira (13), professores da rede pública estadual entraram em greve por tempo indeterminado. Entre as reivindicações, está o pagamento integral dos salários em dia, a nomeação de professores e funcionários nas escolas, o reajuste imediato de 13,01% referente a 2015 e 11,36% em relação a este ano, o pagamento do Piso Nacional e a manutenção do Plano de Carreira.

Sair da versão mobile