Ícone do site Jornal O Sul

Rio Grande do Sul terá o maior número de turistas chegando por via aérea entre os Estados do país nesta sexta-feira

Estado deve receber 9 mil visitantes em um único dia e aumentar de 60% no fluxo de passageiros na primeira semana de dezembro

No Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, são esperados, nesta sexta-feira (5), cerca de 9 mil visitantes na principal via de entrada aérea do Estado, registrando o maior fluxo de turistas em um único dia no país. Os dados são do Observatório do Turismo, vinculado à Setur (Secretaria de Turismo). Na primeira semana de dezembro, o aeroporto deve registrar um aumento de 60% no movimento de passageiros na comparação com o mesmo período do ano passado.

Para celebrar esse movimento intenso, a Setur alinhou com a Fraport, empresa responsável pela concessão do Salgado Filho, um dia inteiro de recepção dos turistas com a Trupe de Gramado nesta sexta-feira, dia que, junto às quintas-feiras, concentra o maior fluxo de passageiros.

“Estamos aqui celebrando não só o número recorde de turistas, mas também o mês do maior Natal do mundo e todos os natais que acontecem no Estado: de Porto Alegre, de Gramado, de São Francisco de Paula, de Dois Irmãos, de Frederico Westphalen, das Missões, de todos os cantos que acreditam no turismo do Rio Grande do Sul.”, afirmou o titular da Setur, Ronaldo Santini.

Centro de Atendimento ao Turista (Cat) recepciona visitantes no Salgado Filho

Localizado no térreo do aeroporto, próximo ao portão de desembarque doméstico, o Cat é pensado para oferecer informações e suporte aos turistas logo no primeiro contato com o Estado. O Cat possui balcão de atendimento, computador para consultas e materiais promocionais das regiões turísticas gaúchas. Televisões divulgam os destinos do Rio Grande do Sul por meio de vídeos produzidos pelo governo. Os visitantes também podem aproveitar para carregar aparelhos eletrônicos no espaço.

No Cat, o turista pode encontrar uma equipe de atendimento que fala não apenas português, mas também outros idiomas, preparada para receber os visitantes internacionais que desembarcam no Rio Grande do Sul. O espaço oferece um ambiente propício para a realização de ativações temáticas em datas comemorativas.

No acumulado do primeiro semestre de 2025, a atividade turística cresceu 9,4% no Rio Grande do Sul, garantindo o terceiro lugar no ranking nacional e a liderança na região Sul do país. O resultado supera o desempenho de Santa Catarina (7,7%) e Paraná (5,5%), além de estar acima da média brasileira (6,6%). Os dados são da PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) e foram divulgados em junho pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Sair da versão mobile