Ícone do site Jornal O Sul

Roberto Jefferson e mais seis são indiciados por corrupção nas Centrais Elétricas de Furnas

Em prisão domiciliar por ameaças ao STF, ele está, em tese, inelegível em razão de sua condenação no processo do Mensalão. (Foto: Sergio Lima/ Folha Imagem)

Delator do mensalão, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, presidente de honra do PTB, foi indiciado pela Delegacia Fazendária da Polícia Civil do Rio de Janeiro pelo suposto crime de lavagem de dinheiro na estatal Furnas Centrais Elétricas, do grupo Eletrobras.

O inquérito foi concluído na sexta-feira pela delegada Renata Araújo, que também indiciou outros seis suspeitos do mesmo crime, além de corrupção ativa. Os autos foram enviados ao MPE (Ministério Público Estadual), mais de dez anos depois do surgimento das primeiras denúncias do esquema conhecido como “Lista de Furnas”.

Entre os suspeitos, estão empresários, lobistas e políticos. O grupo, segundo a delegada, teria desviado 54,9 milhões de reais na contratação de empresas para a construção de usinas térmicas nos municípios fluminenses de São Gonçalo e Campos dos Goytacazes. Esquema teria ocorrido de 2000 a 2004, nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Em nota, a delegacia informou que há provas de um esquema de arrecadação de vantagens indevidas. Obras e serviços contratados teriam sido superfaturados para permitir o financiamento de campanhas políticas e também para promover o enriquecimento ilícito de agentes públicos, políticos, empresários e lobistas. (AE)

Sair da versão mobile