Ícone do site Jornal O Sul

Robô que imita um ser humano corre na floresta durante teste

Empresa quer dar mais autonomia aos seus robôs. (Foto: Reprodução)

 

Ele ainda caminha com dificuldade, mas é capaz de vencer os obstáculos presentes no terreno acidentado de uma floresta. Atlas, o androide da Boston Dynamics, empresa do Google focada em robótica, já é testado em ambientes ao ar livre, fora do conforto dos laboratórios.

Durante a 11 Conferência Fab Lab, realizada em Boston, nos Estados Unidos, o fundador da companhia, Marc Raibert, palestrou sobre o trabalho da empresa em dar mais autonomia aos seus robôs, para que consigam se virar em locais fora dos ambientes controlados em que são testados.

 

Atlas é capaz de vencer os obstáculos presentes em terrenos acidentados. (Foto: Reprodução)

Enquanto exibia vídeos que mesclavam imagens antigas e atuais, o cientista explicou que o foco é dar equilíbrio e dinamismo aos robôs. Para isso, vale até estudar como animais se movem por regiões disformes e mesmo assim se mantêm de pé.

Entre as imagens antigas, estão as que mostram o Atlas caminhando sobre uma superfície de pedras quebradas e sendo atingido por 20 quilos, mas mesmo assim permanecendo em pé.
Já a parte nova do vídeo exibia o robô andando em uma floresta, com cautela enquanto estava em meio à vegetação, e até correndo quando encontrou uma superfície plana. “Eu não estou dizendo que ele pode fazer tudo o que vocês podem fazer, mas, se nós continuarmos pressionando, chegaremos lá”, afirmou. (AG)

 

Sair da versão mobile