Ícone do site Jornal O Sul

Romeu Zema, do Novo, e Antonio Anastasia, do PSDB, disputam o segundo turno em Minas Gerais

Esta foi a primeira vez que Zema (E) se candidatou a um cargo eletivo. (Foto: Reprodução)

Com crescimento expressivo na reta final da campanha, o empresário Romeu Zema Neto (Novo), 53 anos, surpreendeu e terminou o primeiro turno para o governo de Minas Gerais em primeiro lugar neste domingo (7). Ele vai disputar o segundo turno com o candidato Antonio Anastasia (PSDB), 57 anos, no dia 28 de outubro.

Esta foi a primeira vez que Zema se candidatou a um cargo eletivo. O governador Fernando Pimentel (PT), 67 anos, candidato à reeleição, acabou em terceiro e ficou fora da disputa. Com 100% das urnas apuradas, Zema ficou em primeiro com 43%, seguido por Anastasia, com 29%, e Pimentel, com 22,8%.

Na disputa para o Senado, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que liderou as pesquisas ao longo da campanha, não conseguiu se eleger aos ficar em quarto lugar. Os dois eleitos foram Rodrigo Pacheco (DEM) e Carlos Viana (PHS).

Na disputa polarizada entre PT e PSDB, o candidato do Novo concentrou sua campanha em municípios de porte médio no Estado, sobretudo no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, onde estão localizadas as 430 unidades do negócio da família.

O Grupo Zema, com 5.500 empregados, atua no comércio varejista de eletrodomésticos, postos de combustíveis, concessionárias e locadoras de veículos, autopeças e financeiras.

Já Anastasia apresentou-se como um gestor qualificado para resolver a questão do déficit mineiro. O tucano exigiu da legenda autonomia para tocar sua campanha, sem a incômoda presença no palanque do senador Aécio Neves (PSDB), seu padrinho político e alvo de ações na Justiça.

Sair da versão mobile