Ícone do site Jornal O Sul

Roraima pediu ajuda Federal para manter a segurança na fronteira com a Venezuela

Autoridades discutem proteção da fronteira. (Foto: Marcelo Rodrigues/Secom/Divulgação)

Forças de segurança do estado se reuniram na terça-feira (8) com Suely Campos (PP) no Palácio Senador Hélio Campos, em Boa Vista (RR), para discutir a segurança na região de fronteira entre Brasil e Venezuela. Por telefone a governadora conversou com Michel Temer e o ministro da Defesa, Raul Jungmann, para relatar a situação enfrentada pelo Estado.

É a segunda vez neste ano que Roraima pede ajuda federal para reforçar a segurança. Em janeiro, a governadora Suely Campos pediu o envio de cem agentes da Força Nacional, após rebelião na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo deixar mais de 30 presidiários mortos.

Ao presidente, Suely demonstrou preocupação com o agravamento da crise no país governado por Nicolás Maduro. Após as eleições da Assembleia Constituinte, dia 30 de julho, centenas de venezuelanos voltaram a formar fila para atravessar para o Brasil pela fronteira com Roraima.

“Além de telefonar para o presidente, enviamos dois ofícios ao Palácio do Planalto expondo a gravosa situação que passa a segurança pública do estado. O presidente foi bastante sensível ao nosso pleito e disse que se reuniria com o ministro da Defesa para tratar dessa questão”, declarou a Suely Campos.

Desde o início da crise venezuelana milhares de estrangeiros vieram para Roraima. Dados da PF (Polícia Federal) no Estado apontam a constante onda migratória que segue o aumento da instabilidade política no país vizinho.

Segundo o governo, é necessário garantir o patrulhamento de toda extensão da fronteira do município de Pacaraima com a Venezuela. Dados da Polícia Civil apontam que na região existem vias de acesso clandestinas utilizadas para a entrada de drogas e armamentos para o Estado. (AG)

Sair da versão mobile