Ícone do site Jornal O Sul

Rota Cicloturística das Ervateiras: evento inédito atraiu 80 ciclistas do Estado

Familia Flinker - Rota Cicloturística das Ervateiras

Foto: divulgação

Adeptos do pedal estiveram neste domingo (25) em Ilópolis para participar da 1° Edição da Rota Cicloturística das Ervateiras. Ao todo, 42 km puderam ser percorridos. Ciclistas de todas as idades, de Porto Alegre, Caxias do Sul, Estrela, Lajeado e demais municípios prestigiaram a ação. As belezas naturais, pontos turísticos e gastronomia típica chamaram a atenção. Oitenta participantes puderam conferir, em paradas estratégicas ao longo do percurso, o que as onze ervateiras participantes da rota tinham a oferecer. Além do tradicional chimarrão, bolos, rapaduras, sucos e outros itens à base de erva-mate foram servidos. O evento integra a programação da Turismate, que ocorre de 13 a 15 de novembro.

A largada ocorreu no Parque do Ibama, com momento de fala oficial do prefeito Olmir Rossi, da secretária de Turismo, Desporto e Lazer, Ariana Maia, e do presidente da Turismate, Clóvis Roman. Eles destacaram a alegria de receber todos ciclistas na cidade.

Foram demarcados três percursos diferentes, de 12 km, 28km e 42 k. De acordo com o coordenador técnico do evento, Jean Carlo Finkler, a cidade se diferenciou dos demais eventos do tipo, em razão de suas belezas naturais, acolhimento e hospitalidade da comunidade, além das opções gastronômicas que foram oferecidas no percurso. Nas ervateiras visitadas, foi possível descansar, consumir produtos tradicionais e conhecer o processo produtivo, além de vislumbrar diversos ervais ao longo do caminho.

Família de Caxias do Sul

Os filhos do coordenador técnico do evento, Jean Carlo Finkler, Kaluanã, Caiuá, Abaeté e a esposa Cláudia, prestigiaram a ação. Na cidade desde o dia anterior, puderam conferir um pouco da cultura local. “Nossa primeira vez em Ilópolis e a cidade é muito acolhedora e calma. Estamos adorando”, disse Cláudia.

Divulgação através de redes sociais

Fernando Wahlbrinck, o filho Cauã (9) e a esposa Vedni ficaram sabendo da programação através das redes sociais. A família, de Westfália, achou a cidade muito bonita. “Está um pouco frio, mas a ideia é conhecer novos lugares”, disse Fernando. Ele e o filho optaram por realizar o percurso longo e contavam com apoio técnico de Vedni.

Ciclista experiente

Rafael Grün, de Lajeado, conhece diversos locais do Vale. Acostumado a pedalar pela região, foi conferir as belezas naturais de Ilópolis. Ele integra um grupo de ciclistas que informa sobre eventos deste tipo em uma rede social. Mesmo após concluir os 42 km do percurso longo da Rota das Ervateiras, ele teve fôlego para retornar a Lajeado pedalando.

Casal do pedal

Indianara Gonçalves e Tiago Weber também souberam da iniciativa através das redes sociais. Os dois optaram pelo trajeto longo, curtiram as belezas naturais e elogiaram um dos itens servidos durante as visitas nas ervateiras. “A rapadura de erva-mate é muito gostosa”, disseram.

Acostumado com a adrenalina

João Paulo Scheidt, da Linha São José, Estrela, já conhecia Ilópolis quando esteve na cidade de motocicleta. Ele destaca o diferencial desta ação, que teve paradas para descanso e degustação de produtos típicos.

Sair da versão mobile