O Rio Grande do Sul encerrou o mês de setembro de 2025 com o menor número de roubos de veículos da série histórica, iniciada em 2010.
Neste cenário, os municípios da região Norte são um reflexo dos números desse tipo de crime que despencaram nos últimos três anos.
Conforme dados do Observatório da Segurança Pública, em Passo Fundo os roubos de veículos caíram 63% no comparativo de janeiro a setembro de 2022 com o mesmo período de 2025, passando de 30 para 11 casos.
Já em Erechim, a queda foi de 67% (de seis para duas ocorrências). Os dois municípios somam uma população de 319 mil habitantes, o que demonstra a eficácia da atuação das forças de segurança da região.
Os bons números também podem ser vistos em outras cidades do Norte. Carazinho, por exemplo, apresentou uma retração de 50% nos roubos de veículos (de três para seis casos), enquanto Marau diminuiu de dois para um (-50%).
Além disso, outros quatro municípios não registraram nenhuma ocorrência desse crime em 2025. Getúlio Vargas (que teve dois casos em 2022), Iraí, Lagoa Vermelha e Sananduva (todos com um registro em 2022).
