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Rio Grande do Sul é o segundo Estado em número de turistas estrangeiros neste ano

Visitantes oriundos de outros países chegaram a 1,17 milhão entre janeiro e maio (Foto: Freepik)

Com pelo menos 1,17 milhão de turistas estrangeiros entre janeiro e maio deste ano, o Rio Grande do Sul fechou o período como o segundo Estado em número de visitantes oriundos de outros países. No topo do ranking está São Paulo. Levando-se em conta que esse contingente foi de 4,8 milhões em todo o Brasil, um de cada cinco escolheu como destino de viagem algum ponto no mapa gaúcho.

O desempenho também representa um crescimento de quase 95% em relação aos 603 mil turistas estrangeiros que estiveram no Rio Grande do Sul nos cinco primeiros meses do ano passado. A estatística consta em relatório divulgado nesta semana pelo Ministério do Turismo.

Elaborado com base em dados da Polícia Federal e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o documento aponta que o maior fluxo de visitantes (tanto no Estado quanto no País como um todo) é de argentinos. O número de “hermanos” mais do que dobrou desde o início do ano, conforme explica a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) ao repercutir a informação no site estado.rs.gov.br:

“Além da proximidade geográfica, os turistas do país vizinho aproveitam o fato de que comprar e passear por aqui está muito mais barato. Outro país que tem se destacado como local de origem dos visitantes é o Chile, devido à existência de voo direto ligando Santiago e Porto Alegre”.

Conforme o governo gaúcho, a pasta tem investido fortemente em ações para promover os destinos gaúchos e fortalecer a atividade como vetor de desenvolvimento. Dentre as iniciativas destacam-se a participação em feiras nacionais e internacionais, a realização de “presstrips” (viagens de divulgação organizadas para jornalistas) e famtours (para agentes de viagens) e o estabelecimento de parcerias com empresas aéreas para ampliar a conectividade do Estado.

Além da promoção direta, o governo também tem atuado na qualificação trade (empresas relacionadas ao setor) e na capacitação dos municípios, com foco na estruturação dos destinos turísticos e na melhoria da experiência dos visitantes. Essas ações visam ampliar a presença nos principais mercados emissores e atrair novos fluxos de turistas, consolidando o território gaúcho como um destino competitivo e atrativo durante todo o ano.

“O turismo tem se firmado como um dos pilares da retomada econômica e da reconstrução da autoestima do povo do Rio Grande do Sul”, ressalta o titular da Setur, Ronaldo Santini. “Mostramos ao Brasil que estamos preparados, estruturados e de portas abertas para os visitantes, com segurança, qualidade e experiências únicas, que unem cultura, natureza e gastronomia.”

Santini acrescenta: “Cada ação de promoção, cada parceria e cada campanha são pensadas de forma estratégica para nos posicionarmos como um destino competitivo e desejado. Seguimos trabalhando com planejamento, integração com o trade e foco nos resultados para atrair mais turistas, gerar empregos e movimentar a economia local.”

Ao considerar bem-sucedida a campanha nacional de promoção do Estado, lançada em 2024, a Setur trabalha agora na elaboração de uma nova mobilização. No foco mercadológico está a atração de visitantes para as próximas temporadas, dentre outros objetivos.

(Marcello Campos)

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