Ícone do site Jornal O Sul

Ruas do Centro Histórico de Porto Alegre têm calçadas ampliadas

Ruas da região central da capital gaúcha receberam faixas exclusivas para quem anda a pé. (Foto: Maia Rubim/PMPA)

As calçadas de mais duas ruas do Centro Histórico de Porto Alegre foram ampliadas pela EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação). Depois da Doutor Flores, chegou a vez das ruas Vigário José Inácio e Marechal Floriano, que receberam faixas exclusivas para quem anda a pé nas vias públicas, junto às calçadas. Os locais são conhecidos pela população como “pedestrovias” e fazem parte do projeto Rua Para Pessoas, que foi elaborado por um grupo de trabalho formado por técnicos da prefeitura e entidades da sociedade civil.

A ideia do projeto é formar um quadrilátero com a rua dos Andradas, valorizando os pedestres, já que as vias apresentam intensa circulação. Para a indicação de prioridade, o espaço, que tem 1,5 metro de largura, foi sinalizado com uma faixa contínua no asfalto, colocados tachões e instaladas placas indicativas de exclusividade.

“Há um grande fluxo de pedestres no Centro e pouco espaço nas calçadas, por isso o poder público tem que buscar formas de liberar mais espaço para as pessoas caminharem. Ao mesmo tempo, temos que protegê-las, por isso a importância do reforço da sinalização de trânsito. Esperamos que todos respeitem as faixas exclusivas”, afirmou Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.

O tráfego de qualquer tipo de veículo é proibido nesses locais. Durante os primeiros dias, agentes da EPTC intensificarão o monitoramento na área para orientar pedestres e condutores sobre a faixa exclusiva.

Projeto Rua Para Pessoas. Na imagem, a Vigário José Inácio.
(Foto: Maia Rubim/PMPA)

Sair da versão mobile