Ícone do site Jornal O Sul

Rússia investiga competição na internet de selfie com cadáveres

Competidores aparecem com o corpo embalsamado do líder soviético Vladimir Lenin. (Foto: Reprodução)

A polícia russa começou uma investigação na segunda-feira (17) para apurar denúncias de que uma competição na internet está oferecendo de 1 mil a 5 mil rublos (cerca de 54 a 266 reais) àqueles que tirarem as “melhores” selfies com cadáveres.

Fotos devem ser tiradas com a pessoa sorrindo e o cadáver ao fundo. (Foto: Reprodução)

Uma das regras estipuladas em uma página de aproximadamente 500 membros na rede social russa VK, similar ao Facebook, era que as fotos deveriam ser tiradas com a pessoa sorrindo e o cadáver ao fundo. Em uma das imagens, competidores aparecem com o corpo embalsamado do líder soviético Vladimir Lenin, depositado em seu mausoléu em Moscou.

O perfil do administrador e idealizador da competição, Alfred Polyakov, 28 anos, foi banido da rede social por “atividades suspeitas”. Segundo o jornal britânico Daily Mail, Polyakov defendeu sua página: “Nós criamos o grupo para mudar as atitudes em relação à morte. Não há nada de mal se você tira uma foto com amor do seu parente morto.”

O caso chamou atenção depois que foi lançado o desafio de tirar uma selfie com uma menina de 13 anos morta em um acidente de carro, na cidade de Syktyvkar, no norte da Rússia.

Sair da versão mobile