Ícone do site Jornal O Sul

Rússia vai instalar telescópio no Brasil para monitorar lixo espacial

Laboratório Nacional de Astrofísica, em Itajubá (MG). (Foto: Reprodução/Facebook)

O governo russo vai instalar um telescópio em território brasileiro para monitorar a crescente ameaça do lixo espacial. É o primeiro equipamento com esse fim instalado no Brasil.

O acordo será assinado no próximo dia 7, na sede do Laboratório Nacional de Astrofísica, em Itajubá (MG). A previsão é de que o telescópio russo já esteja operando em novembro. Os signatários serão a Roscosmos (antiga agência espacial russa, recém-refundada como uma corporação estatal) e a Agência Espacial Brasileira.

O equipamento será instalado no Observatório do Pico dos Dias, localizado no município de Brazópolis. A uma altitude de cerca de 1,8 mil metros, trata-se da principal instalação de observação astronômica em solo brasileiro.

O telescópio será de pequeno porte, com 75 centímetros de abertura, mas terá a capacidade de cobrir vastas regiões do céu – configuração ideal para o monitoramento de lixo espacial.

O custo não foi informado, mas será bancado pelos russos. Ao Brasil caberá ceder o espaço e infraestrutura básica. A ideia é que o telescópio trabalhe todos os dias em que houver visibilidade, monitorando objetos que estejam em órbita da Terra. (Salvador Nogueira/Folhapress)

Sair da versão mobile