Ícone do site Jornal O Sul

Sábado é marcado por protestos pró-refugiados na Europa

Londres, Berlin e Paris foram algumas das cidades onde ocorreram passeatas a favor da acolhida. (Foto: Reprodução)

Milhares de europeus foram às ruas neste sábado para demonstrar solidariedade aos refugiados da Síria e do Iraque que estão chegando ao velho continente. Londres, Berlin e Paris tiveram reações às palavras do premiê húngaro, que “alertou” os líderes do velho continente sobre o perigo que representa o fluxo de imigrantes.

Na capital inglesa, cartazes diziam “Abram as fronteiras” e “Nós admiramos sua coragem. Você merece uma vida feliz e segura. Nós te recebemos de braços abertos”. Os manifestantes pediram ao governo do primeiro-ministro David Cameron uma política de acolhida mais generosa. O líder conservador anunciou que o país acolherá 20.000 sírios nos próximos cinco anos. Do lado trabalhista, o primeiro gesto do novo líder, Jeremy Corbyn, eleito pela manhã, foi unir-se à manifestação, depois de pedir ao governo para ter mais “compaixão”.

Em Berlim, manifestantes levavam a bandeira síria com a inscrição “Bem-vindos, refugiados”, enquanto os protestos em Estocolmo, Helsinque e Lisboa atraíram 1.000 pessoas cada. Em Copenhague, capital da Dinamarca, cerca de 30.000 pessoas saíram às ruas.

Na França, o presidente François Hollande visitou um centro de abrigo de refugiados sírios perto de Paris, onde cerca de cem pessoas se manifestaram em frente à Torre Eiffel, para homenagear as cerca de 3.000 pessoas mortas desde o começo do ano ao tentarem chegar pelo mar à Europa.

Sair da versão mobile