Ícone do site Jornal O Sul

“Saga da Petrobras” continua mesmo com divulgação de balanço, diz agência Moody’s

A companhia anunciou que deve divulgar seu documento contábil ao conselho de administração amanhã. Foto: divulgação

A agência de avaliação de risco Moody’s, que no final de fevereiro retirou da Petrobras o selo de bom pagador (grau de investimento), divulgou nota hoje dizendo que a publicação do balanço da estatal antes do final de abril é um evento positivo.

A companhia anunciou que deve divulgar seu documento contábil ao conselho de administração nesta quarta-feira. Considerada uma das mais austeras em suas avaliações, a agência havia atribuído a queda da nota da companhia à dificuldade de a empresa conseguir publicar o balanço auditado, à dificuldade de levantar dinheiro no mercado de capitais e ao impacto disso no caixa da estatal.

Sem balanço auditado, a estatal não conseguia levantar recursos no mercado de capitais. As notas dadas pelas agências de avaliação de riscos são usadas para balizar as decisões de investidores. Alguns fundos, que costumam investir grandes quantias em ações, possuem regulamentos que os proíbem de manter recursos em empresas sem o grau de investimento.

Embora veja a publicação do balanço como um fato promissor, a agência afirma que “os efeitos da saga da Petrobras devem perdurar, ainda que menos agudos, com o foco mudando para a possibilidade de longas disputas judiciais com investidores e com o declínio da atividade em toda a cadeia de suprimento de óleo e gás”. Para a Moody´s, o impacto da crise da Petrobras na economia brasileira é um dos motivos para a previsão de que o PIB do país vai encolher neste ano.

 

Sair da versão mobile