O Facebook promoveu mudanças no algoritmo que define que tipo de conteúdo vai aparecer no feed do usuário – posts de amigos e familiares ganharam importância, em detrimento de publicações de empresas de mídia, que passaram a ter menos destaque.
Em uma tentativa de fazer com que as pessoas fiquem o máximo de tempo possível no site e por uma questão de espaço, a rede social cria fórmulas que determinam quais postagens vão aparecer mais e com mais frequência para o usuário.
Entretanto, isso não significa que as pessoas tenham de ficar apenas à mercê do algoritmo. Há alguns meios de escolher o que ver com mais destaque na rede social. Veja algumas técnicas para organizar melhor seu feed no Facebook.
Ver primeiro.
Quando você começa a seguir uma página ou uma pessoa, tem a opção de escolher “Ver primeiro”. Com isso, publicações feitas por aquele perfil vão aparecer no topo do seu feed (caso já tenha curtido a página, basta clicar na seta que fica no botão “Curtiu” e acessar as opções). É possível também escolher receber notificações sobre publicações daquela página. No aplicativo para smartphones, ao clicar em “seguindo”, é possível escolher entre deixar de seguir, o modo padrão ou o “ver primeiro”.
Ativar notificações.
Fábio Prado Lima, diretor da agência AdResults, diz que usa bastante o recurso de “assinar” para receber notificações de pessoas e páginas que considera muito importantes. Para fazer isso, escolha a opção “Receber notificações” no botão “Curtiu” de páginas ou no “Seguindo” de seus amigos. É possível também gerenciar quais notificações (de vídeos, transmissões ao vivo) se quer receber – a página de configuração vai aparecer quando você clicar na opção “Receber notificações”.
Gerenciar escolhas.
Ao clicar na opção “Ver primeiro”, o Facebook dá a opção de o usuário gerenciar suas escolhas para o feed. É possível, por exemplo, escolher até 30 pessoas ou páginas que terão espaço prioritário. Também dá para deixar de segui-las, ocultando as publicações delas (fazer isso é importante porque, na prática, há uma “disputa” por atenção: se você deixar de seguir alguém que não o interesse, sobra mais espaço para o que possa querer ver).
Melhores amigos.
Ao adicionar uma pessoa à lista de melhores amigos, você passará a ver mais posts dela na sua timeline (clique em “Amigos” na foto do perfil dela e selecione “Melhores amigos”. Além disso, você pode receber notificações sempre que elas publicarem algo.
Curta.
Outra opção é se “aliar” ao algoritmo. Ao menos oficialmente, a ideia é que o Facebook exiba conteúdo que tenha mais apelo para você. Então se você interagir com a página (curtindo publicações, compartilhando, comentando, clicando nos links etc.), a tendência é que ela passe a aparecer mais para você. (Folhapress)
