Ícone do site Jornal O Sul

Saiba o que tem de diferente nos restaurantes mais famosos do mundo

Restaurante nas Maldivas fica debaixo d’água. (Foto: Reprodução)

De um modo geral, os restaurantes mais famosos do mundo conquistam as pessoas pelo cardápio, normalmente assinado por algum chef de renome mundial. Mas isso não chega a ser uma regra: na falta de um grande cozinheiro, alguns estabelecimentos investem em outros “setores” para chamar a atenção dos clientes, criando restaurantes para lá de inusitados. Nessas horas, eles apostam na localização, na decoração e até mesmo no serviço, e o menu vira um verdadeiro coadjuvante.

Vale de tudo para extrapolar os limites do convencional. Hoje em dia, há restaurantes instalados em pedras no meio do mar, em cachoeiras e até mesmo em vulcões. Também há quem prefira investir no cardápio, incluindo ingredientes curiosos no cardápio. Em comum, a proposta de fugir do comum, não importa de que maneira. Conheça abaixo alguns deles.

Debaixo d’água.
Localizado em um luxuoso resort das Maldivas, o Ithaa Undersea fica debaixo d’água, a 5 metros de profundidade, e impressiona pela vista panorâmica para o mar. O que separa os clientes do oceano e da bela vida marinha ao redor é um domo de acrílico transparente de apenas 12,5 milímetros de espessura. O menu mistura pratos contemporâneos com toques regionais.

Vulcão.
À primeira vista, nada de anormal com esse restaurante, que tem um cardápio relativamente comum. No entanto, um detalhe transforma o El Diablo, que fica nas Ilhas Canárias, na Espanha, em um dos lugares mais esquisitos do mundo gastronômico: seus pratos são cozidos com o calor de um vulcão ativo. Isso porque o restaurante fica ao redor de uma cratera vulcânica.

Rocha.
A localização é o grande diferencial deste restaurante. O The Rock fica instalado em uma rocha incrustada no meio do Oceano Índico. De lá, se tem uma vista belíssima para as águas cristalinas do arquipélago de Zanzibar, na Tanzânia.

Hospital.
Um inusitado restaurante de Singapura simula as instalações de um hospital. No The Clinic, as cadeiras são substituídas por cadeiras de rodas, os sofás internos recriam macas, e até algumas bebidas são servidas em tubos de ensaio.

É possível almoçar dentro de uma cachoeira na Indonésia. (Foto: Reprodução)

Cachoeira.
Almoçar com vista para uma cachoeira é inegavelmente agradável, agora imagine comer dentro da cachoeira? Essa é a proposta do Labassin Waterfall Restaurant, na Indonésia, que fica dentro de um resort. As mesas ficam em um córrego a poucos passos de uma enorme queda d’água. Enquanto degustam os pratos da culinária regional, os clientes podem colocar os pés na água que corre sob as mesas.

Banheiro.
Que tal jantar em um restaurante que usa elementos de um banheiro na decoração? Pois é justamente isso que oferece o Modern Toilet, em Taiwan. As cadeiras são substituídas por vasos sanitários, os pratos também são servidos em “mini privadas”, e cada cliente ganha um cocô de mentirinha como recordação.

Sair da versão mobile