Ícone do site Jornal O Sul

Saiba por que é necessário retirar a capinha de proteção do celular enquanto é carregado

Dispositivo (principalmente os de silicone) contribuem para o superaquecimento do smartphone. (Foto: Freepik)

Você sabia que, em média, as baterias de lítio da maioria dos celulares são projetadas para completar 500 a 1.000 ciclos de carga? Vale ressaltar que esse intervalo depende da idade do aparelho. Por exemplo: o iPhone 14 e suas versões anteriores possuem 500 ciclos de carga, enquanto modelos posteriores suportam o dobro.

Embora as informações acima estejam visíveis nos manuais do usuário, os fabricantes nem sempre incluem medidas para proteger a bateria. Por que, então, é sugerido remover a capa de proteção ao carregar o celular?

A AVG, empresa de tecnologia e antivírus sediada na República Tcheca (Leste Europeu), explica que é normal os celulares esquentarem um pouco durante o carregamento, porque as baterias de íons de lítio liberam calor ao entrarem em contato com a eletricidade.

No entanto, quando esse aumento de temperatura ocorre por um período prolongado, pode indicar um problema sério. Um dos motivos pelos quais a bateria superaquece é porque as chamadas “capinhas”, principalmente as de silicone, “retêm” as altas temperaturas.

Normalmente, o celular fica entre 0° e 35°. Exceder esse limite pode afetar o desempenho do dispositivo e da fonte de energia, ou seja, o carregador. Por isso, empresas como Samsung e Apple sugerem que, para aumentar a vida útil da bateria, ela não deve ser exposta a altas temperaturas ou fatores que façam com que elas subam.

Como prolongar a vida útil

Lembre-se de que nem todos os celulares funcionam da mesma forma e os cuidados de cada aparelho dependem das instruções do fabricante. Remover a capa pode ser uma medida preventiva, mas não é obrigatório para todos os dispositivos. Outras medidas que você pode tomar para prolongar a vida útil da bateria incluem:

– Evite carregar seu telefone em ambientes de alta temperatura, aconselha a Apple;
– Reduza o brilho da tela ao mínimo, o que faz com que ela carregue mais rápido e evita que o dispositivo funcione em uma velocidade forçada;
– Não utilize o celular enquanto ele estiver carregando;
– Não abra jogos ou aplicativos pesados durante o carregamento;
– Carregue a bateria do seu celular entre 20% e 80%;
– Utilize adaptadores de energia e carregadores originais, já que versões falsificadas podem danificar a bateria ou o dispositivo. (com informações de “O Globo”)

Sair da versão mobile