A edição de 2017 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, realizado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), avaliou o consumo de combustível e emissões de poluentes de carros de 35 marcas e 983 modelos e versões, divididos em 14 categorias. O número é inferior aos 1.102 da edição do ano passado.
Mais uma vez, o “pódio” da economia foi dominado por veículos híbridos, aqueles que aliam motores a combustão e elétricos. Com exceção dos híbridos, o Peugeot 208, equipado com motor 1.2, é o melhor. Já o Volkswagen Up aparece logo em seguida, no modelo 1.0 turbo.
O ranking foi feito com base no consumo energético, que é medido em megajoule por quilômetro (MJ/km). Este número é usado pelo governo federal para o Programa de Etiquetagem Veicular e para as metas de eficiência do Inovar-Auto.
Ele significa a quantidade de energia necessária para mover o carro por um quilômetro. Ou seja, quanto menor o valor o consumo energético, mais o carro é capaz de rodar com um litro de combustível. Um litro de etanol tem 20 MJ, enquanto um litro de gasolina tem 28,9 MJ. Por isso, o consumo médio (km/l) com gasolina é sempre melhor do que o de etanol.
Categorias
Na categoria “Microcompacto”, encabeçam o levantamento o Fiat Mobi Drive GSR, seguido pelo Fiat Mobi Drive e pelo Fiat Mobi Easy. Além do Mobi, a categoria dos microcompactos tem o Chery QQ, o Fita 500 e o Kia Picanto.
Dentre os veículos da faixa “Subcompacto”, a lista tem em primeiro lugar o Volkswagen Move Up TSI (rodas de 14 polegadas) e, na sequência, o Volkswagen High Up TSI (rodas de 15 polegadas) e Volkswagen Take/Move Up MPI. Para os “Compactos”, o pódio tem no seu topo o Peugeot 208, cabendo a medalha de prata ao Citroen C3 e a de bronze ao Fiat Argo.
O campeão dos “Médios” é o Toyota Prius, tendo como vice o Lexus CT200h. Na terceira colocação está o Ford Ka+ 1.0. Já no selo “Grande”, a liderança cabe ao Honda Civic Touring, com Audi A3 Sedan 1.4 em segundo lugar e o Chevrolet Cruze Sport6 em terceiro.
Na faixa “Extragrande”, o Ford Fusion Hybrid é o que “bebe” menos, característica que coloca o Audi A4 e o Audi A4 Avant, respectivamente, nas duas posições seguintes. Nas “Minivans”, a Chevrolet Spin é a mais econômica, seguida por sua “prima” Chevrolet Spin automática e pelo Citroën Grand C4 Picasso.
Quando o assunto são “Utilitários Esportivos Compactos”, os três menos “beberrões” é formado por Fiat Uno Way, Fiat Uno Way Dualogic e Ford Ka Trail, nesta ordem. No que se refere à modalidade “Utilitário Esportivo Grande”, esse trio é liderado, do primeiro ao terceiro, pelo Volvo XC90 T8, Porsche Cayenne S E-Hybrid e Subaru Forester.
Para as “Picapes” a gasolina ou flex, os eleitos são, por ordem, a Renault Oroch 1.6, a Renault Oroch 2.0 e a Renault Oroch 2.0 automática. Nas movidas a diesel, a Mitsubishi L200 Triton Sport, a Fiat Toro Freedom e a Ford Ranger XLS foram as eleitas as mais econômicas.
Dentre os “Esportivos”, o topo da tabela é ocupado pela BMW i8, Mini Cooper S e Mini Cooper John Cooper Works. Já nos “Fora-de-estrada”, o Suzuki Jimny é o primeiro, à frente do Mitsubishi Outlander diesel e do Mitsubishi Outlander V6.
Outra categoria, a “Comercial”, também mereceu a atenção do InMetro, que citou o Renault Kangoo. Já na “Carga Derivado”, o troféu do Inmetro coube ao Chevrolet Montana.