Indicado pelo governo federal para a presidência da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho é presidente do Conselho de Administração da PPSA (Pré-Sal Petróleo) e ocupou o cargo de secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia até outubro do ano passado.
O executivo substituirá Joaquim Silva e Luna no comando da estatal. Ele será o terceiro presidente da Petrobras no governo de Jair Bolsonaro. A presidência da empresa também já foi ocupada por Roberto Castello Branco.
Ferreira Coelho assumiu o cargo de secretário no Ministério de Minas e Energia em abril de 2020. Antes, trabalhou por 12 anos na EPE (Empresa de Pesquisa Energética), estatal do governo responsável pelo planejamento do setor elétrico.
O executivo é graduado em química industrial, com mestrado em engenharia dos materiais pelo IME (Instituto Militar de Engenharia) e doutorado em planejamento energético pelo PPE (Programa de Planejamento Energético) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Ferreira Coelho foi indicado para o cargo depois que o empresário Adriano Pires desistiu de assumir a presidência da Petrobras em meio à apuração de conflito de interesses.
Agora, o nome de Ferreira Coelho precisa ser aprovado pela assembleia geral ordinária da Petrobras, que será realizada no dia 13 deste mês.