A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou nesta quinta-feira (22/5) o título de Cidadão de Porto Alegre para Alexandre Saltz, atual procurador-geral de Justiça do RS. Proposta pelo vereador Moisés Barboza (PSDB), a homenagem ocorreu em Sessão Solene realizada no Plenário Otávio Rocha.
Moisés elogiou a “trajetória, a lisura e o senso de justiça” do homenageado. O vereador afirmou que a Justiça não pode ser refém de fake news ou das redes sociais e destacou ações do Ministério Público, como um fundo para gerir recursos recuperados pelo órgão. “Porto Alegre se sente honrada, e nós nos sentimos honrados” por outorgar o título de Cidadão a Saltz, disse o parlamentar.
O homenageado discursou sobre seu vínculo com a cidade, que começou na infância, quando passava férias na Capital para visitar seus avós: “Porto Alegre era, para aquela criança, um local de muita alegria”. Descreveu sua trajetória de estudos e trabalho na cidade e contou que o destino da carreira lhe trouxe de volta para a Capital em 2005, após atuar em Uruguaiana.
A partir deste momento, narrou Saltz, ele conheceu outra cidade, a dos problemas com que um promotor de Justiça se depara em seu trabalho: “Passei a conviver com gente de todo tipo e de todo lugar. Fiz muitos amigos e tive muitas batalhas marcantes, especialmente pela minha atuação profissional. Passei a gostar ainda mais deste lugar. Nesta cidade, realizei sonhos. Nesta Porto Alegre, sou feliz. Mas, aqui, também chorei”. Ele mencionou a enchente de maio de 2024 e os esforços pela reconstrução da Capital e do estado. Disse, ainda, que o título oficializa uma relação que começou há 50 anos: “No histórico Porto dos Casais, ganhei um novo lar. Sempre tive uma relação muito próxima com esta cidade que, hoje, me acolhe como seu filho”.
Histórico
Natural de Uruguaiana, Alexandre Sikinowski Saltz é procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) desde 2023. Na última quarta-feira (21), o governador Eduardo Leite anunciou sua recondução ao cargo para mais um biênio, que se encerrará em 2027. Assim como em 2023, Saltz foi novamente o mais votado pelos procuradores e promotores de Justiça na composição da lista tríplice para o cargo.
Saltz possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e mestrado pela Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público. Também exerceu a docência nas duas instituições. Ingressou no MP em 1990. Atuou nas comarcas de Santiago, Uruguaiana e, em Porto Alegre, nas Promotorias de Justiça da Fazenda Pública e do Meio Ambiente. Foi promotor-assessor e coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente. Exerceu, ainda, os cargos de secretário-geral do MP e de diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional.