Ícone do site Jornal O Sul

Samarco retira funcionários após “deslocamento” em barragem

Barragem de Fundão se rompeu no dia 5 de novembro de 2015 em Mariana. (Foto: Reprodução)

A mineradora Samarco informou que aconteceu um deslocamento de massa na tarde desta quarta-feira (27) na barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais.

De acordo com a assessoria de imprensa da mineradora, cujos donos são a Vale e a BHP Billiton, os funcionários foram retirados da barragem. Às 15h20min, a mineradora ainda não havia esclarecido sobre o que teria se deslocado, rejeitos ou alguma estrutura em obra.

A mineradora também informou que a ocorrência aconteceu dentro da área das barragens e não houve vazamento de rejeitos de minério.

A Defesa Civil de Mariana disse que já tem conhecimento do deslocamento, mas não havia sido acionada pela mineradora às 15h. Neste horário, não havia informações sobre feridos. O Ministério Público enviou uma equipe a Samarco para verificar a ocorrência.

Na última semana choveu muito na cidade, mas segundo a assessoria da Prefeitura, não chove nesta quarta-feira na cidade.

Tragédia em novembro

A Barragem de Fundão da mineradora Samarco se rompeu no dia 5 de novembro de 2015. O distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, foi o mais afetado. A enxurrada de lama também atingiu cerca de 40 cidades em Minas e no Espírito Santo. O desastre ambiental deixou 17 mortos e dois desaparecidos. (AG)

Sair da versão mobile