Ícone do site Jornal O Sul

Santa Casa publica pesquisa inédita em periódico internacional

Santa Casa

O fechamento ocorre para a substituição e limpeza de dutos do sistema de ar-condicionado. (Foto: Banco de Dados)

O resultado de estudo atual realizado no Laboratório de Pesquisa em Imagens Médicas da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre foi publicado na edição de abril no periódico Clinical Radiology.

A pesquisa, desenvolvida pelos médicos Bruno Hochhegger, Carlos Nin, José Felicetti, Klaus Irion e Ricardo Amaral, mostra que  imagens por tomografia computadorizada podem ajudar na avaliação de lesões pulmonares escavadas. Estas lesões são encontradas frequentemente em exames de imagem e são associadas a um amplo espectro de possibilidades etiológicas. Nas regiões onde a tuberculose é comum, o diagnóstico de câncer pode ser retardado por interpretações errôneas de cavidades nos exames de imagem.
“Há muitos anos tem se usado a espessura da parede desta cavidade na radiografia de tórax para realizar o diagnóstico diferencial entre neoplasias e doenças granulomatosas. Na tomografia computadorizada, as lesões benignas tendem a apresentar paredes mais finas, com consolidação e nódulos centrolobulares perilesionais. Os resultados revelam que uma espessura de menos de sete milímetros é compatível com lesão benigna e uma espessura de mais de 24 milímetros é compatível com lesão maligna. Estes dados inéditos colocam a tomografia computadorizada como método de escolha no diagnóstico por imagem nas lesões escavadas pulmonares”, explica Dr. Bruno Hochhegger, coordenador do Laboratório de Pesquisa em Imagens Médicas.
Sair da versão mobile