Ícone do site Jornal O Sul

São Leopoldo registra mais uma suspeita de meningite

Imunização deve ajudar a descartar casos suspeitos de coronavírus, pois os sintomas são parecidos. (Foto: EBC)

A Secretaria de Saúde de São Leopoldo acompanha mais um caso de suspeita de meningite na cidade. Desta vez, a vítima seria um bebê, de 11 meses, que deu entrada no Pronto Atendimento da Unimed na tarde de quarta-feira (17). A criança foi transferida para Novo Hamburgo, onde foi feito a coleta liquor, o exame de punção lombar que detecta a meningite.

Se confirmado, este será o terceiro caso da doença em São Leopoldo. Os outros dois casos aconteceram no mês de março, e levaram a óbito uma criança de dois anos e uma adolescente de 14 anos.

Meningite

De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde do RS, a meningite é uma inflamação nas meninges, membranas que revestem o sistema nervoso central. Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e protozoários e também pode ocorrer por outras causas como traumatismos, por exemplo.

A doença Meningocócica (DM)

É uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Neisséria Meningitidis (meningococo) e transmitida por contato direto de pessoa a pessoa por meio de secreções respiratórias. Ela pode ficar incubada de 3  a 10 dias. O grupo etário de maior risco são os menores de 5 anos. O doente costuma apresentar febre e pode chegar a óbito, sendo de extrema importância a procura por atendimento médico assim que o sintoma for identificado.

Sair da versão mobile