Ícone do site Jornal O Sul

Saque do FGTS inativo poderá ser feito a partir de 10 de março

Calendário foi anunciado em solenidade no Palácio do Planalto (Foto: Divulgação)

O governo federal anunciou, na manhã desta terça-feira (14), que o saque do dinheiro das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) começará em 10 de março deste ano para as pessoas que nasceram em janeiro e fevereiro.

A partir de 10 de abril, poderão sacar os recursos os trabalhadores nascidos em março, abril e maio; a partir do dia 12 de maio, os nascidos em junho, julho e agosto; a partir de 16 de junho, os nascidos em setembro, outubro e novembro; e a partir de 14 de julho, os nascidos em dezembro.

Os trabalhadores que foram demitidos por justa causa ou que pediram demissão até 31 de dezembro de 2015 têm direito ao pagamento. Segundo a Caixa, a medida envolve 49,6 milhões de contas com saldo de R$ 43,6 bilhões, o que atingirá 30,2 milhões de trabalhadores.

O presidente Michel Temer ressaltou durante a solenidade, no Palácio do Planalto, que, se todos os beneficiários sacarem o dinheiro, mais R$ 40 bilhões ingressarão na economia brasileira. Ele disse que o saque vem “acolher pleitos que se reivindicavam” há muito tempo.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o objetivo fundamental da medida é “o crescimento, a renda e o emprego”. Já o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, declarou  que a liberação dos recursos do FGTS é uma “medida extraordinária”.

Saques

O saque também pode ser feito em caixas eletrônicos desde que o valor não ultrapasse 3 mil reais. Para valores até 1,5 mil reais, é possível sacar o benefício apenas com a senha do Cartão do Cidadão. Para créditos até 3 mil reais, o saque no caixa eletrônico deve ser feito com o Cartão do Cidadão e a respectiva senha.

A retirada do FGTS inativo ainda pode ser feita em agências lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, com a apresentação do Cartão Cidadão, a senha e um documento de identificação. O valor máximo de saque está limitado também em 3 mil reais.

Por último, o cidadão pode retirar o dinheiro diretamente nas agências bancárias. Os documentos necessários são o número de inscrição do PIS e o documento de identificação do trabalhador. É recomendado levar também o comprovante da extinção do vínculo (carteira de trabalho ou termo de rescisão do contrato de trabalho).

Agências da Caixa

As agências da Caixa Econômica Federal vão abrir em quatro sábados, de março a julho, para atender os trabalhadores interessados em sacar dinheiro de contas inativas do FGTS. Serão 1.891 agências abertas nos seguintes sábados: 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho. O horário de funcionamento será das 9h às 15h.

Nesta semana, desta quarta-feira (15) até sexta (17), as agências da Caixa vão abrir duas horas mais cedo, a partir das 9h, para tirar dúvidas dos trabalhadores sobre os saques das contas inativas do FGTS. No próximo sábado (18), elas também vão estar abertas, mas apenas para tirar dúvidas.

Sair da versão mobile