Ícone do site Jornal O Sul

Saúde do Rio Grande do Sul atualiza informações sobre o coronavírus: 286 óbitos e 12.135 casos confirmados

Mapa do coronavírus no Rio Grande do Sul, neste domingo.

Mais três mortes por coronavírus foram registradas neste domingo (7) no Rio Grande do Sul. De acordo com a Secretaria da Saúde, o estado chega a 286 óbitos desde o início da pandemia. As vítimas deste vírus são três mulheres; uma de 84 anos em São Francisco de Assis, outra de 75 anos de São Gabriel e mais uma de 83 anos de Taquari.

Também foram confirmados mais 99 novos casos, em 330 cidades gaúchas, o equivalente a 66%, ou dois terços dos 497 municípios do Rio Grande do Sul.


Ao todo, o estado gaúcho tem até agora 12.135 casos confirmados de coronavírus com 8.560 pessoas recuperadas. O percentual de pacientes que superaram a Covid-19 no Rio Grande do Sul é de 71%. Já outras 3.280, ou 27%, estão em recuperação. A taxa de mortalidade é de 2,5%.

Até as 18h deste domingo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI em hospitais do estado eram de 71,4%. Sendo que, deste total, 22,2% tiveram diagnóstico positivo para coronavírus ou suspeita de síndrome respiratória aguda grave.

Distanciamento controlado

No sábado (6), o mapa do Rio Grande do Sul ficou ainda mais laranja após a quinta rodada do modelo de Distanciamento Controlado, que define protocolos com restrições proporcionais ao risco epidemiológico do coronavírus.  Das 20 regiões em que foi dividido o território gaúcho, três que estavam com bandeira amarela (risco baixo) passaram para laranja (risco médio): Ijuí, Santa Rosa e Santa Cruz do Sul.

Na atualização divulgada pelo governo estadual, apenas a região de Pelotas apresentou melhora, reduzindo de laranja para amarela. Com isso, a nova versão do mapa tem apenas quatro áreas em amarelo – Bagé, Cachoeira do Sul, Pelotas e Taquara. O restante das regiões está com risco médio.

E pela quarta semana consecutiva não há risco alto (bandeia vermelha), nem altíssimo (bandeira preta) no Estado.

Essas novas bandeiras são válidas a partir desta segunda-feira (8) até o domingo seguinte (14). Conforme o novo decreto (nº 55.285), publicado em 31 de maio, excepcionalmente e com justificativa clara, os municípios podem determinar medidas próprias, desde que não estejam classificados com bandeira vermelha (risco alto) ou preta (risco altíssimo).

 

Sair da versão mobile