Abel Braga está de volta. O técnico, que soma oito passagens pelo Inter, desembarcou em Porto Alegre na tarde deste domingo (30), para livrar o clube do rebaixamento para a Série B do Brasileirão.
Após o Vitória vencer o Mirassol nesse sábado (29), o Inter está dentro da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro a duas rodadas do fim, com 41 pontos na 17ª posição. Aos 73 anos, “Abelão” acertou o seu retorno apenas para os dois jogos finais da competição, contra São Paulo (nesta quarta) e Red Bull Bragantino (dia 7). Ele foi anunciado poucas horas depois da demissão de Ramón Díaz do comando técnico Colorado.
“Eu vim pelo Inter mesmo. Nunca passou pela minha cabeça voltar, mas recebi incentivo, pedidos e mexeu comigo. Quando o presidente me ligou, eu pedi alguns minutos. E logo eu resolvi. Se eu achasse que não dá pra ficar na primeira divisão, eu não viria. Eu acredito que não cai. Agora já terei uma reunião com a comissão técnica e terei minhas informações”, disse.
Abel informou ainda que não pretende ficar como treinador para 2026.
Foi sob seu comando que o Colorado levantou a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes, em 2006, além de dois títulos gaúchos (2008 e 2014).
A última passagem pelo Beira-Rio foi entre o fim de 2020 e o início de 2021, quando assumiu o lugar de Eduardo Coudet e colocou o Internacional na disputa direta pelo título brasileiro. O trabalho acabou com o vice-campeonato, enquanto o campeão foi o Flamengo, à época dirigido por Rogério Ceni.
Desde que deixou o Inter pela última vez, Abel dirigiu o Lugano, da Suíça, por apenas cinco jogos, e também o Fluminense, em 2022. Em junho do mesmo ano, anunciou a aposentadoria como técnico, ideia que mudou para tentar ajudar o Colorado neste momento delicado.
