Em 13 páginas os promotores de São Paulo pediram a prisão preventiva de Luiz Inácio Lula da Silva. Parece piada, mas não é. Uma das razões alegadas gira em torno de um “vídeo gravado pela deputada federal Jandira Feghali (PCdoB) de apoio a Lula saiu pela culatra tudo porque, antes que ela fale qualquer coisa, é possível ouvir Lula dizendo “eles que enfiem no cu todo este processo”.
Estamos reproduzindo o texto dos promotores. Será primeira vez no País que tem uma constituição que assegura o direito a livre expressão que alguém poderá ser preso por mandar alguém enfiar algo no … Sempre pensei que prisão preventiva fosse algo sério explícito que de forma antecipada impedisse qualquer movimento do suposto criminoso a usar de subterfúgios ameaças destruição de provas visando o andamento da investigação.
Fazer um discurso contundente, virulento, com frases de ódio contra os adversários esta dentro do contexto constitucional de liberdade de expressão. Lula, eu ou o senhor teremos daqui por diante que telefonar ao ministério público antes de termos um piti sempre que nos sentirmos acuados, ameaçados, ofendidos injuriados? Para os promotores, o mero poder de Lula como ex-presidente é motivo para prendê-lo, dado que, por sua influência, pode tentar atrapalhar as investigações.
Pelas leis do país e pelo entendimento dos tribunais, prisão preventiva só pode ser decretada mediante elementos sólidos de que o investigado está obstruindo o trabalho policial – ao, por exemplo, destruir ou tentar destruir provas. Os promotores procuraram embasar o pedido citando pesos pesados da filosofia e política ao afirmarem que “Marx e Hegel se envergonhariam da conduta do torneiro mecânico que chegou à Presidência”.
Os promotores estavam se referindo a Karl Marx e Friedrich Engels. Por açodamento ou ignorância ( no sentido de ignorar algo), trocaram Engels pelo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831). Em 1848, os pensadores Karl Marx e Friedrich Engels apareceram com um elaborado arcabouço teórico que visava renovar o socialismo. Para tanto, realizaram um complexo exercício de reflexão sobre as relações humanas e as instituições que regulavam as sociedades. Como resultado, obtiveram uma série de princípios que fundamentaram o marxismo, também conhecido como socialismo científico. Teóricos do comunismo.
Já Hegel confundido pelos promotores por Engels foi um filósofo com obras consideradas difíceis graças à amplitude dos temas que pretendem abarcar. Hegel introduziu um sistema para entender a história da filosofia e o próprio mundo, chamado amiúde de “dialética”: uma progressão na qual cada movimento sucessivo surge como solução das contradições inerentes ao movimento anterior. Entenderam? Deixa para lá…
O fato é que um pedido de prisão paira na vida de Lula, e será decidido nas próximas horas. A maioria dos lideres de oposição e especialistas em direito mais uma vez estão considerando o pedido sem fundamento. Na verdade como é voz corrente; preso Lula vira mártir. Solto vira presidente da República em 2018! Tensão e expectativa para as próximas horas. Horas que antecedem o dia 13 (domingo) grandes manifestações contra Dilma, Lula e o PT. Estão atirando gasolina para apagar o incêndio…
