Um secador de cabelo usado para secar um celular em cima de uma cama é apontado como principal suspeita de provocar incêndio em uma casa em Aquidauana (MS), a 146 km de Campo Grande, nesta sexta-feira (14). As informações foram repassadas por populares ao Corpo de Bombeiros.
Os socorristas foram acionados e assim que chegaram ao local se depararam com uma casa de alvenaria tomada pelas chamas. Ao todo, quatro viaturas foram empenhadas para ocorrência e 9 mil litros de água foram utilizados para conter o fogo.
A residência, que possui cerca de 120 metros quadrados, teve a maior parte destruída pelas chamas. Segundo os bombeiros, apenas 40 metros quadrados não tiveram danos.
Quartos, banheiros e um depósito foram tomados pela chama, o que resultou no desabamento da cobertura da casa e rachaduras nas paredes, conforme as informações repassadas pelos bombeiros que trabalharam na ocorrência.
Não há vítimas, apenas danos materiais.
Cuidados com aparelhos
Segundo o Corpo de Bombeiros, algumas dicas podem integrar o dia a dia nas residências, reduzindo o risco de curtos nos aparelhos. Entre elas, estão:
– Utilizar carregadores originais dos aparelhos, que já passaram pelos testes da empresa responsável e apresentam menos riscos de problemas;
– Se atentar à tensão do carregador e do cabo, que devem ser as mesmas;
– Realizar a manutenção dos aparelhos com técnicos de confiança;
– Tomar cuidado com os locais em que os celulares são colocados para carregar, observando se não há superaquecimento do aparelho ou se está em cima de algo que possa esquentar;
– Verificar se a bateria não está vazando;
– Não utilizar o telefone enquanto o mesmo carrega.
Morte em Goiás
Em outro caso, um homem de 59 anos morreu durante um incêndio em sua casa, na quarta-feira (12), em Rio Verde, no sudoeste de Goiás. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou após um vazamento no botijão de gás de cozinha.
O idoso estava sozinho no momento do acidente e cozinhando, segundo os bombeiros. A princípio, a suspeita é que a mangueira do botijão se soltou e causou o vazamento.
Flávio Santos, vizinho do idoso, passava em frente à casa e ouviu o pedido de socorro. Ele contou que pulou o muro e chegou até a porta da cozinha, mas ela estava trancada.
Ele viu o idoso dentro da casa pegando fogo. No desespero, Flávio arrombou a porta da cozinha, mas a entrada de oxigênio no interior da casa teria estimulado o crescimento do fogo.
“Quando arrebentei a porta da cozinha, que o oxigênio entrou, o jato do fogo do botijão foi direto no corpo dele. Ele caiu de costa, já com fogo. O botijão começou a rodar dentro da cozinha”, lamentou o vizinho.
Com o avanço das chamas em todo o imóvel, Flávio correu para a porta da frente e pediu ajuda a vizinhos para chamar os bombeiros. A casa ficou destruída pelo incêndio. As informações são do portal de notícias G1.