Ícone do site Jornal O Sul

Secretaria da Segurança do Rio Grande do Sul estabelece ações prioritárias para a área

"Estamos apreendendo uma quantidade expressiva de entorpecentes e de armas, com destaque para drogas pesadas", destacou o titular da pasta, Wantuir Jacini (Foto: Karine Viana/Palácio Piratini)

A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul divulgou nesta quarta-feira (03) suas ações prioritárias para este ano. A redução dos índices dos principais crimes contra a vida e o patrimônio (homicídios dolosos, latrocínios, assaltos e roubos e furtos de veículos) e a ampliação do volume de drogas e armas apreendidas, dos índices de resolutividade dos crimes e da conclusão dos laudos periciais fazem parte dessas metas.

Outra aposta são as ações com base em inteligência policial. Com relação à tecnologia, destacam-se a utilização frequente das POEs (Plataformas de Observação Elevada) em todo Estado e a realocação das câmeras de monitoramento em Porto Alegre.

Já em relação ao sistema penitenciário, o intuito é a diminuição da reincidência criminal, a inclusão social do apenado, a capacitação profissional, a conclusão das obras das casas prisionais e o aumento da oferta de ensino à população carcerária.

Uma nova metodologia de análise estatística está sendo desenvolvida pela pasta, com o intuito de aperfeiçoar os trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Gestão Estratégica Operacional. “Na segurança pública, nós lidamos com dados, comprovados cientificamente e elaborados através da metodologia padrão em todo Brasil. É com base nesse material que norteamos hoje a nossa estratégia operacional”, declarou o secretário Wantuir Jacini.

Sair da versão mobile