Ícone do site Jornal O Sul

Secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Carlo Pereira, debate o desenvolvimento sustentável do Sul do País em Fórum da Rede Pampa e BRDE

Carlo Pereira. (Foto: reprodução)

Lançado em 2000 pelo então secretário-executivo das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global nasceu da necessidade de mobilizar a comunidade empresarial do mundo para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos em suas práticas de negócios.

A iniciativa global é um avanço na implementação de um Regime de Direitos Humanos e Sustentabilidade empresarial. Atualmente, são quase 13 mil signatários articulados em mais de 160 países. Fazem parte pequenas, médias e grandes empresas, além de organizações da sociedade relacionadas ao setor privado.

Na sequência, a criação do Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG), em 2003, deu origem à rede brasileira do Pacto Global, que hoje tem como secretário-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU, Carlo Pereira, que participa do Fórum Desenvolvimento Sustentável do Sul do Brasil, realizado pela Rede Pampa, através do Projeto RS Sustentável, que visa debater junto à comunidade temas relevantes no contexto social e local. O evento acontece no dia 03 de dezembro, segunda-feira, a partir das 14h, na sede do Ministério Público, na Av. Aureliano Pinto de Figueiredo, em Porto Alegre. Serão debatidos setores público, privado e financeiro.

Ao lado de Carlo Pereira, debatem o setor privado: Gilberto Porcello Petry – Presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS); Luiz Carlos Bohn – Presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) e Gedeão Silveira Pereira – Presidente da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL).

O setor público ganhará voz através das participações de Maria Helena Sartori – Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos; Ana Pellini – Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema); Haroldo Machado Filho – Assessor sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Fabiano Dallazen, Procurador-geral de Justiça do RS.

O setor financeiro será representado por Luiz Corrêa Noronha – Diretor de Planejamento e Diretor Financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Irany de Oliveira Sant’Anna Junior – Vice-Presidente do Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. (Banrisul) e Edson Bündchen – Superintendente Estadual do Banco do Brasil.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail www.forumdesenvolvimentors.com.br . Informações pelo fone 3218. 2502.

 

Sair da versão mobile