Ícone do site Jornal O Sul

Secretário-geral da ONU foi espionado pelos EUA

A organização criada por Julian Assange (foto) revelou que a NSA realizou escutas secretas em um encontro entre Ban e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. (Foto: AP)

O site WikiLeaks publicou na segunda-feira novos documentos que revelam a espionagem por parte da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês) de líderes mundiais. Entre eles estão o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu; e o ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi.

A organização criada por Julian Assange revelou que a NSA realizou escutas secretas em um encontro entre Ban e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. Relatos anteriores indicavam que Merkel tinha sido monitorada pelos serviços de inteligência em outras ocasiões. Um encontro entre responsáveis de comércio do alto escalão da União Europeia e do Japão foi acompanhado pelos serviços de monitoramento. A página indicou ainda uma reunião privada entre Berlusconi, Merkel e o ex-presidente francês Nicolas Sarkozy.

Sair da versão mobile