Ícone do site Jornal O Sul

Semana Lixo Zero começa nesta terça-feira em Porto Alegre

Os eventos, com foco em educação ambiental, começam nesta terça-feira (28) e seguem até o sábado (1°). (Foto: Gregory Fraga/DMLU/PMPA)

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) de Porto Alegre promove uma série de atividades durante a quinta edição da Semana Lixo Zero. Os eventos, com foco em educação ambiental, começam nesta terça-feira (28) e seguem até o sábado (1°).

A iniciativa faz parte do calendário de eventos de Porto Alegre e ocorre sempre na última semana de outubro, de acordo com a Lei 12.849/21. Neste ano, a programação busca incentivar o consumo consciente, com ações para repensar sobre a geração e o descarte correto de resíduos.

Para o diretor-geral do DMLU, Carlos Alberto Hundertmarker, a Semana Lixo Zero é um convite para que cada cidadão repense seus hábitos e entenda que pequenas atitudes geram grandes transformações. “Reutilizar e reciclar são passos importantes, tendo em mente que o melhor resíduo é o que não é gerado. Reduzir o consumo de descartáveis e optar por práticas ambientalmente corretas contribui para a construção de um futuro mais sustentável”, explica Hundertmarker.

Atividades da semana

– Terça-feira

Onde: Auditório do DMLU (avenida Azenha, 631 – bairro Azenha)
Horário: 9h
Atividade: Curso sobre Gestão de Resíduos para Subprefeituras
Módulo teórico com a apresentação dos tipos de resíduos e a necessidade de separação dos materiais, dirigido às subprefeituras e seus representantes. Os participantes também receberão informações sobre os impactos do descarte incorreto no ambiente.

– Quarta-feira

Onde: Unidades do DMLU, incluindo UT Coopertuca, UT Lomba e Estação de Transbordo
Horário: 9h
Atividade: Visita guiada pelos Caminhos do Resíduos
Segunda parte da capacitação em gestão de resíduos para subprefeituras, com a parte prática no percurso percorrido pelos materiais. Na vivência, os integrantes acompanharão as iniciativas de destinações correta tanto para recicláveis, quanto para orgânicos e rejeito.

– Quinta-feira

Onde: Teatro Renascença (avenida Érico Veríssimo, 307 – bairro Menino Deus)
Horário: 10h e 15h
Atividade: Apresentação Teatral RecicladaMente
Sessões de peça de teatro infantil, divididas em duas apresentações, nos turnos da manhã e da tarde, exclusivas para estudantes da rede pública municipal. O espetáculo, idealizado pela Cootravipa, contratada do DMLU para a execução de serviços de limpeza urbana, narra de forma lúdica a interação entre uma recicladora e um menino para sensibilizar sobre a importância da reciclagem e da gestão adequada dos resíduos.

– Sexta-feira

Onde: 71ª Feira do Livro de Porto Alegre (Teatro Carlos Urbim, avenida Sepúlveda, 130 – bairro Centro Histórico)
Horário: 10h às 12h
Atividade: Palestra sobre Gestão de Resíduos na Feira do Livro.
Explanação sobre a separação e o descarte correto de resíduos para o público da Feira. A abordagem contará com a demonstração de duas maquetes confeccionadas com material totalmente reaproveitado, além de levantar questões sobre a importância da sustentabilidade e da economia circular. Interessados no tema podem realizar sua inscrição pelo e-mail: egea@dmlu.prefpoa.com.br

Onde: 71ª Feira do Livro de Porto Alegre (Praça da Alfândega – bairro Centro Histórico)
Horário: 14h às 16h
Atividade: Blitz de sensibilização
Circulação pelos ambientes da Feira para fiscalizar o descarte de resíduos na área do evento, bem como o uso correto das lixeiras disponibilizadas. O público presente será orientado quanto às atitudes corretas de separação e destinação dos materiais. Participarão da blitz educadores ambientais e agentes do DMLU.

– Sábado

Onde: Parque Moinhos de Vento (Parcão – rua Comendador Caminha S/Nº – bairro Moinhos de Vento).
Horário: 10h às 17h
Atividade: Drive-thru de coleta de resíduos eletrônicos
Ponto de recebimento de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo. A ação, em parceria com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e a RS Recicla, busca e incentivar a logística reversa. A orientação para as pessoas que desejam descartar os resíduos é que verifiquem quais equipamentos não estão mais funcionando ou estão obsoletos em casa, recolher todos eles e levar até ao local.

 

Sair da versão mobile