Ícone do site Jornal O Sul

Senegalesa é escolhida e será a primeira secretária-geral da Fifa

Samoura, de 54 anos, é a principal funcionária da ONU no Chade (Foto: Reuters)

Uma mulher vai ocupar pela primeira vez o segundo cargo mais importante do futebol mundial. Nesta sexta-feira (13), o Conselho da Fifa aceitou a nomeação da senegalesa Fatma Samoura como secretária-geral da entidade, feita pelo presidente Gianni Infantino.

Samoura, funcionário da ONU (Organização das Nações Unidas), irá substituir Jérôme Valcke, demitido em meio aos escândalos de corrupção que abalaram a Fifa no último ano. A ratificação da Samoura depende da verificação por uma comissão independente, que irá determinar se ela é elegível.

Ao realizar o anúncio, durante o Congresso da Fifa que ocorre na Cidade do México, Infantino observou que a nomeação visa uma maior igualdade de gêneros na cúpula governante do futebol mundial.

Mas, além disso, a designação visa apoiar a Fifa no processo de renovação exigida após as acusações de corrupção que a desacreditaram e levaram à queda de Valcke, do ex-presidente Joseph Blatter e de várias lideranças regionais. “Ela já trabalhou na ONU, é alguém de fora, não de dentro”, destacou Infantino. “Não é alguém do passado, mas, nova, que irá nos ajudar a fazer o correto no futuro.”

Samoura, de 54 anos, é a principal funcionária da ONU no Chade. Durante duas décadas, ocupou vários postos para o Programa Alimentar Mundial em países africanos, e cobriu emergências em vários países, incluindo Kosovo e Nicarágua. (AE) 

Sair da versão mobile