Ícone do site Jornal O Sul

Servidora da Assembleia Legislativa gaúcha flagrada passeando com cachorro em horário de expediente tem valor em conta corrente bloqueado

Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público já havia ingressado com duas ações contra a servidora. (Foto: Jackson Ciceri/ O Sul)

Por ordem da 5ª Vara da Fazenda Pública da capital, foram bloqueados R$ 156 mil em conta corrente da servidora aposentada da Assembleia Legislativa gaúcha Lídia Rosa Schonz, que ficou conhecida em 2012 por ter sido flagrada à época passeando com o cachorro em horário de expediente.

A medida atendeu a pedido liminar feito em ação civil pública protocolada em 15 de março pelos Promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Porto Alegre.

Entre 2012 e 2014, a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público já havia ingressado com duas ações contra a referida servidora, uma de anulação de ato administrativo e outra de improbidade, ambas ainda em andamento.

Ocorre que, em 22 de dezembro de 2015, a Assembleia concedeu à servidora aposentada outra FG (Função Gratificada), no valor de R$ 4,4 mil, o que foi considerado ilegal pelos Promotores de Justiça. Diante disso, o Ministério Público ingressou com ação civil pública para anular a concessão da FG e devolver valores pagos indevidamente. A medida liminar também ordenou a imediata interrupção do pagamento do benefício concedido em dezembro de 2015.

Sair da versão mobile