Ícone do site Jornal O Sul

Com possibilidade de novos temporais, nível do Guaíba baixa nesta terça-feira em Porto Alegre

Foto: banco de dados

O nível do Guaíba no Cais Mauá, no Centro de Porto Alegre, caiu para 2,54 metros, 40 centímetros abaixo do pico da cheia, por volta das 8h30min desta terça-feira (20), e segue estável, segundo o Sistema Metroclima. No sábado (17), o Guaíba atingiu a marca histórica de 2,94 metros. Houve extravasamento das águas no Cais Navegantes, onde a cota de transbordamento é menor, mas o Guaíba não avançou no Cais Mauá.

O Sistema Metroclima adverte para cenário de risco meteorológico em Porto Alegre nesta terça e na quarta-feira, com a possibilidade de temporais. Fortes chuvas estão previstas para diversas regiões do Estado. O prefeito José Fortunati e o vice Sebastião Melo reuniram-se no fim da tarde de segunda-feira (19) com os secretários municipais e gestores que integram a força-tarefa de atendimento às famílias atingidas pela cheia do Guaíba e pelos temporais para definir algumas ações a partir do decreto de situação de emergência em Porto Alegre, publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (20).

As equipes já iniciaram o planejamento para a reconstrução de casas e da infraestrutura que foi danificada, além de se preparar para as chuvas que estão previstas para os próximos dias. Na quinta-feira (21), Fortunati entregará à presidenta Dilma Rousseff, em Brasília, o relatório com o decreto e levantamento dos prejuízos registrados na Capital.

 

Sair da versão mobile