Ícone do site Jornal O Sul

Sob rumor de Henrique Meirelles assumir o Ministério da Fazenda, dólar cai 0,32% e fecha em 3,77 reais

(Foto: Helvio Romero/AE)

O dólar recuou para 3,77 reais nesta quarta-feira (11), influenciado pelo rumor de que o ex-presidente do BC (Banco Central) Henrique Meirelles assumiria o Ministério da Fazenda no lugar do atual titular da pasta, Joaquim Levy. A moeda à vista, referência no mercado financeiro, teve queda de 0,32%, para 3,776 reais. O dólar comercial, usado em transações de comércio exterior, registrou desvalorização de 0,55%, para 3,771 reais. Na mínima, pela manhã, ambos chegaram a atingir 3,70 reais.

Em dia de volume reduzido devido ao feriado de Dia dos Veteranos nos Estados Unidos, a moeda norte-americana passou boa parte da sessão sob o impacto do rumor de que Levy seria substituído por Meirelles.

A dupla esteve em um mesmo evento nesta quarta-feira. Na saída, o ministro defendeu o ajuste fiscal como ferramenta necessária para que o País volte a crescer. Já Meirelles comentou o rumor que corria no mercado e afirmou que não houve “convite concreto” para assumir a pasta. “Não há convite concreto e eu não comento especulações, não comento nenhum tipo de boato”, declarou a jornalistas.

A forte queda do dólar durante a manhã indica que o nome de Meirelles agrada o mercado. Ele é considerado um bom articulador político que poderia amenizar os atritos entre governo e Congresso e também ajudar na aprovação do ajuste fiscal.

“Meirelles já foi deputado eleito no governo Lula e tem um trânsito melhor junto à classe política que Levy. Ele daria mais governabilidade e teria mais facilidade de aprovar o ajuste fiscal”, afirmou Carlos Pedroso, economista-chefe do Banco de Tokyo-Mitsubishi. (Folhapress)

Sair da versão mobile