Ícone do site Jornal O Sul

Sobe para 67 o número de municípios atingidos pelas chuvas com inclusão de Pelotas e Araricá

Central de Doações do Estado recebeu 5 mil fraldas infantis do Instituto Bnai Brith - (foto: Andressa Moreira/especial/ Palácio Piratini)

Com a inclusão de Pelotas e de Araricá, sobe para 67 o número de municípios atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Em Pelotas, 16 pessoas necessitaram de auxílio e em Araricá foram atingidas 130 pessoas, mas nenhuma delas ficou desabrigada.

Em Pelotas, 16 pessoas necessitaram de auxílio. (foto: Prefeitura de Pelotas/divulgação)

O número total de desabrigados no Estado, no entanto, aumentou, porque algumas famílias tiveram que deixar suas casas em Rio Pardo.

De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil no final da manhã deste sábado (25), o volume de água dos rios está baixando e a tendência é que as famílias que precisaram deixar suas residências comecem a retornar.

Ajuda humanitária

A Defesa Civil segue ajudando as comunidades atingidas. Mais de 16 mil kits de socorro, com materiais de limpeza, alimentos e agasalhos, entre outros, já foram entregues.

Além desses kits, outros 19 mil enviados pelo Ministério da Integração Nacional  estão chegando ao Estado e sendo distribuídos pelas equipes de Defesa Civil entre os 26 municípios incluídos no decreto de situação de emergência coletivo.

A Central de Doações do Estado (no Centro Administrativo, Avenida Borges de Medeiros, 1501) também recebe e distribui donativos. Interessados em doar podem entrar em contato pelo telefone (51) 3288-6781.

Nessa sexta-feira, a Central recebeu 5 mil fraldas infantis do Instituto Bnai Brith, entidade beneficente que atua desde 1974 em mais de 55 países auxiliando pessoas necessitadas. Até o momento, já foram entregues no local quase 25 mil itens, como roupas, cobertores e materiais de higiene e limpeza, além de aproximadamente, 5 mil kg de alimentos e 3 mil litros de água.

Situação atual

Cidades afetadas

67

Pessoas atingidas

 

54.120

Pessoas em abrigos

1.297

Situação de Emergência Coletiva

26 municípios

Atingidos pela falta de água

Alvorada, Gravataí, Viamão e Cachoeirinha

Pedidos de informações ou de auxílio devem ser encaminhados pelo telefone 199.

Sair da versão mobile