Ícone do site Jornal O Sul

Sobe para mais de oito mil o número de pessoas atingidas pelas chuvas em 57 municípios do RS

(Foto: Banco de Dados)

Já passa de oito mil o número de pessoas atingidas pelas chuvas no RS. Ao todo, são 8,719 afetados e 1.170 em abrigos de 57 municípios, conforme boletim divulgado, nesse sábado, pela Defesa Civil do Estado.

Esteio e Rolante já decretaram situação de emergência. As prefeituras de Riozinho, Esperança do Sul, Barra do Guarita, Cachoeirinha, São Jerônimo, Iraí, São Sebastião do Caí, Alvorada, Pinheirinho do Vale, Cerro Grande e Porto Mauá estão em análise de dados, visando o decreto. Dentre essas cidades, receberam itens de ajuda humanitária – kits dormitório e de higiene pessoal – Esteio, Montenegro, Rolante e São Sebastião do Caí.

Risco de inundação
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil recebeu alerta de risco muito alto de inundação para Santo Antônio das Missões, São Vicente do Sul, Santiago, São Francisco de Assis, Capão do Cipó, Mata, Bossoroca, Cacequi, Maçambará, Unistalda, Itacorubi e nos municípios da Fronteira Oeste do Estado, Itaqui, onde o nível do rio passou dos 8 metros acima do normal, Uruguaiana, cidade onde o rio está a 7,6 metros acima do índice considerado adequado e São Borja, onde o rio Uruguai, ultrapassou, na manhã desse sábado, em 13 metros o nível normal.

Porto Alegre
Na capital gaúcha, a Defesa Civil municipal segue monitorando o nível do Guaíba, com atenção especial às áreas de encosta. As chuvas causaram o deslizamento de um talude no arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga. Parte da ciclovia foi interditada.

Sair da versão mobile