Ícone do site Jornal O Sul

Soldado da Força Aérea Brasileira morre afogado ao tentar salvar adolescentes no litoral de São Paulo

Ele entrou no mar para resgatar dois adolescentes que se afogavam em Guarujá, no litoral de São Paulo. (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Um soldado da Força Aérea Brasileira (FAB) morreu na sexta-feira (4) ao tentar salvar dois adolescentes que se afogavam no mar em Guarujá,  que fica a 2,5 quilômetros da Praia das Pitangueiras, no litoral de São Paulo. O caso ocorreu por volta das 17h. Um dos adolescentes, de 13 anos, foi resgatado com vida. O outro adolescente, de 12 anos, segue desaparecido.

Segundo apurado, o soldado Mateus da Silva Santos, de 22 anos, atuava na Base Aérea de São Paulo e estava com um grupo de amigos passando o final de semana no litoral. Eles estavam na praia do Guaiúba, quando viram dois adolescentes e uma mulher se afogando no mar.

Então, Mateus correu para ajudá-los. A mulher conseguiu voltar ao raso sozinha, enquanto o soldado puxou um dos adolescentes para uma área segura. No entanto, ele não conseguiu resgatar o segundo adolescente e se afogou, arrastado pela correnteza.

Ele foi tirado do mar já inconsciente por salva-vidas, acionados pelos banhistas. Na faixa de areia, ele foi socorrido pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Rodoviária em parada cardiorrespiratória, mas não resistiu e morreu ainda durante a tarde.

O adolescente que foi resgatado pelo soldado, de 13 anos, foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), onde recebeu os primeiros socorros e liberado em seguida. Enquanto isso, o outro adolescente segue desaparecido no mar. O GBmar prossegue realizando buscas pelo garoto, com três embarcações pela região da praia do Guaiúba.

De acordo com Cleverson, padrasto de Mateus, o soldado, cotado na base de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, foi para o Guarujá na quinta-feira (3), passar o feriado.

Na sexta-feira (4), Mateus e os colegas presenciaram os meninos se afogando. O soldado, que não possuía experiência em mergulho ou salvamento, entrou no mar para ajudar.

O jovem conseguiu retirar uma das crianças, porém, uma forte onda o cobriu. Naquele momento, Mateus arremessou o garoto para fora e afundou no mar.

Cleverson relatou que os meninos são amigos e estavam com a mãe de um deles, que teve o filho resgatado. Mateus chegou a ser socorrido e encaminhado ao hospital do município, onde já chegou sem vida.

O Corpo de Bombeiros do Guarujá informou que as buscas pela criança permanecem no sábado (5).

Mateus estava na corporação há três anos e foi influenciado a seguir a profissão pelo padrasto, que fazia parte da 2ª turma de 1995 da Aeronáutica. Com informações do G1.

 

Sair da versão mobile