Um dia após o protesto político contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, que marcou a passagem do elenco do filme brasileiro “Aquarius” no tapete vermelho do Festival de Cannes, na França, o perfil da atriz Sonia Braga foi inundado de críticas por internautas apoiadores do afastamento de Dilma.
“Fazem protesto da França, mas jamais vão na periferia ver os efeitos reais da crise. Não se importam de divulgar uma mentira, desde que em solo glamourizado”, postou uma pessoa. Outros internautas vêm sugerindo um boicote ao filme de Kleber Mendonça Filho: “Boicote geral ao filme e aos artistas alheios a dificuldades do Brasil”. Confira o post publicado pela atriz:
Post da atriz no Facebook. (Foto: Reprodução)
Sonia, cuja atuação em “Aquarius” vem sendo elogiadíssima nos bastidores do festival francês, também recebeu, claro, algumas mensagens de apoio ao protesto.
No Twitter, surge a hashtag #BoicoteAquarius.
Nos trending topics brasileiros desta quarta-feira (18), uma das hashtags mais comentadas é justamente #BoicoteAquarius, resultado da reação negativa de parte dos internautas ao protesto encabeçado pela equipe do filme, em Cannes.
Elenco denuncia “golpe” no Brasil.
Um protesto político, com críticas ao processo de impeachment no Brasil, marcou a passagem de “Aquarius” pelo tapete vermelho de Cannes. O filme foi apresentado na manhã de terça-feira (17) no festival de cinema mais renomado do mundo.
A equipe se manifestou ao chegar ao topo da escadaria que leva ao Grande Teatro Lumiere: o ator Humberto Carrão foi o primeiro a mostrar um cartaz, escrito em inglês, que diz: “54 milhões de votos foram queimados”, uma referência à vitória de Dilma, afastada da presidência na última semana. Os atores Maeve Jinkings e Allan Souza Lima seguiram o colega.
Sonia, estrela do longa brasileiro, ajudou a mostrar o cartaz que informava: “Um golpe ocorreu no Brasil”.
Dilma agradece a diretor do filme.
A presidenta afastada fez um agradecimento público – em sua página no Facebook – ao diretor Kleber Mendonça Filho, que concorreu em Cannes com seu filme “Aquarius”. Com o título “Cinema contra o golpe”, Dilma escreveu:
“Agradeço o apoio, no tapete vermelho do Festival de Cannes, do elenco de ‘Aquarius’ e do diretor Kleber Mendonça Filho, que saiu em defesa da democracia e alertou o mundo para o golpe de Estado que ocorre no Brasil. Envio a todos um beijo carinhoso em nome da democracia.”
