Ícone do site Jornal O Sul

“Star Wars” domina redes sociais na China e flerta com recorde de bilheteria

Filme foi mencionado cerca de 700 mil vezes nas redes sociais desde o início de dezembro, superando outros grandes lançamentos. (foto: reprodução)

Após uma gigantesca campanha de marketing, o intenso debate online na China sobre “Star Wars – O Despertar da Força” sugere que o mais recente lançamento da saga deve bater recordes de bilheteria no segundo maior mercado mundial da indústria cinematográfica.

A China é crucial para que a primeira incursão da Walt Disney na série ganhe um lugar entre os maiores sucessos de todos os tempos. O filme, o sétimo de uma franquia de quase 40 anos de idade, superou “Jurassic World – O Mundo dos Dinossauros” e estabeleceu novo recorde mundial de ganhos no fim de semana de estreia: 529 milhões de dólares.

A Disney teve que trabalhar duro para gerar esse frisson na China. Embora a franquia tenha sido lançada em 1977, um ano após o fim da Revolução Cultural e a morte do líder Mao Tsé-Tung, os filmes originais não foram exibidos nos cinemas até junho deste ano.

Contudo, após campanhas publicitárias que tiveram inclusive a participação de 500 stormtroopers na Grande Muralha da China e um pop star classificado como a versão chinesa de Justin Bieber, uma análise da agência de notícias Reuters na rede de microblog Sina Weibo mostra que “Guerra nas Estrelas” foi mencionado cerca de 700 mil vezes desde o início de dezembro, superando outros grandes lançamentos deste ano.

O sucesso online não garante que o mesmo vá acontecer nas bilheterias do filme, que estreia no “tapete vermelho” de Xangai no domingo (27)  e vai ser exibido ao grande público em 9 de janeiro. Mas a alta curiosidade demonstrada na maior comunidade online do mundo pode ajudar o filme a desbancar sucessos como “Velozes & Furiosos 7”, o mais recente sucesso entre os chineses, e que arrecadou mais de 180 milhões de dólares em sua semana de estreia na China.

Sair da versão mobile