Ícone do site Jornal O Sul

Suécia retoma controle provisório de fronteiras para conter imigração

A medida foi defendida pelo primeiro-ministro sueco Stefan Lofven, na foto. (Foto: Alessandra Tarantino/AP)

A Suécia, conhecida por suas leis migratórias receptivas, restabeleceu provisoriamente desde essa quinta-feira seus controles de fronteira para ordenar o crescente fluxo de migrantes e refugiados que buscam asilo no país. A medida, que deve se estender em princípio pelos próximos dez dias, foi defendida pelo primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven.

“Quando nossas autoridades nos dizem que não conseguimos garantir a segurança e o controle de nossas fronteiras, precisamos ouvi-las”, disse Lofven a jornalistas. “[A União Europeia] deve discutir como devem ser as regras [de livre circulação]. Precisamos de um novo sistema. Isso é óbvio.”

O controle provisório de fronteiras havia sido anunciado pelo governo sueco no dia anterior. As autoridades afirmaram que o país nórdico registrou a entrada de 80 mil refugiados e migrantes desde setembro, o que equivale praticamente ao total registrado no ano passado. Em 2014, a Suécia foi o segundo país europeu que mais registrou pedidos de asilo, com 75 mil solicitações. O país ficou atrás somente da Alemanha, que registrou 173 mil.

As respostas dos governos à crise de refugiados na Europa parecem pôr em xeque ações comunitárias como a livre circulação de pessoas entre os países da área de Schengen. Com a intensificação da crise de refugiados, agravada por conflitos na Ásia e na África, esses números observaram um crescimento recorde em 2015.

Sair da versão mobile