Ícone do site Jornal O Sul

Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva solicita anulação de cartões aplicados a jogadores do Grêmio

Expulso por suposta conduta violenta, Kannemann pode ter o cartão vermelho anulado. (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

A Procuradoria do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva (ST) protocolou uma Medida Inominada solicitando a suspensão dos efeitos dos cartões recebidos pelos atletas Walter Kannemann e Marlon, do Grêmio. O pedido foi encaminhado ao presidente do tribunal, Luís Otávio Veríssimo, nessa quarta-feira (8), e tem como base o artigo 119 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que permite medidas excepcionais em defesa do interesse esportivo.

O lance mais polêmico ocorreu aos 42 minutos do primeiro tempo da partida contra o Bragantino, válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Kannemann foi expulso com cartão vermelho direto por suposta “conduta violenta”, ao atingir com o braço o rosto do adversário Pedro Henrique, segundo a súmula do árbitro.

No entanto, imagens da jogada e a própria declaração de Pedro Henrique à beira do campo indicam que não houve agressão deliberada. O movimento de Kannemann foi interpretado por muitos como natural na disputa pela posse de bola.

Além de Kannemann, o lateral Marlon recebeu seu terceiro cartão amarelo na mesma partida, o que implicaria suspensão automática. A Procuradoria argumenta que os erros de arbitragem comprometeram a legitimidade dessas punições.

A repercussão dos equívocos foi tão significativa que a Comissão de Arbitragem da CBF decidiu afastar os profissionais envolvidos na partida. O árbitro principal, Lucas Casagrande, e o responsável pelo VAR, Gilberto Rodrigues Castro Junior, passarão por treinamento e avaliação antes de retornarem às funções.

Sair da versão mobile