Ícone do site Jornal O Sul

Suprema corte indiana mantém pena de morte para estupradores que atacaram mulher em ônibus.

Mukesh Singh, um dos condenados pelo estupro coletivo na Índia. (Foto: Reprodução)

O Tribunal Supremo da Índia confirmou nessa sexta-feira a condenação à morte de quatro homens por um estupro coletivo cometido em 2012 em Nova Délhi, encerrando o processo judicial de um crime que chocou o país e o mundo. O caso, repleto de simbolismo, provocou uma grande comoção na sociedade indiana e evidenciou a violência cometida contra as mulheres no país de 1,25 bilhão de habitantes.

No dia 16 de dezembro de 2012, a estudante de Fisioterapia Jyoti Singh, 23 anos, foi violentada com extrema brutalidade por seis homens – incluindo um menor de idade – em um ônibus na capital indiana, diante de seu namorado, que foi agredido. A jovem não resistiu aos ferimentos e faleceu 13 dias depois.

Quatro dos acusados apelaram ao Supremo Tribunal, a mais alta instância judicial do país, para contestar sua condenação à morte, proferida em 2013 e em uma apelação no ano seguinte. O veredito foi mantido depois de cerca de um ano de audiências. Agora, o último recurso dos quatro condenados para comutar a pena capital é solicitar o indulto presidencial. Akshay Thakur, Pawan Gupta, Vinay Sharma e Mukesh Singh, naturais de zonas rurais pobres, viviam em uma favela no Sul da capital indiana e subsistiam com pequenos trabalhos.

O quinto homem, o motorista do ônibus, suspeito de liderar o grupo, foi encontrado morto na prisão antes do início do julgamento, e a polícia acredita em suicídio. O sexto suspeito, que na época do crime tinha 17 anos, foi condenado a passar três anos em um centro de detenção – pena máxima prevista para menores de idade. Sua libertação, no final de 2015, gerou protestos no país.

O horror vivido pela estudante e seu namorado, considerados símbolos da emergência da classe média cidadã, provocou manifestações em todo o país e forçou o governo a prometer avanços na proteção às mulheres.

Sair da versão mobile