Ícone do site Jornal O Sul

Supremo decidirá se Dilma tentou obstruir a Justiça

O mais provável é que processo relativo ao ex-presidente Lula volte para o Juiz Sérgio Moro em Curitiba. (Foto: Werther Santana/AE)

A reclamação que resultou na decisão do ministro Teori Zavascki de levar para o STF (Supremo Tribunal Federal) o processo do ex-presidente Lula que estava em Curitiba (PR) com o juiz Sérgio Moro pode ter duas consequências: a presidenta Dilma Rousseff está de alguma forma envolvida em uma tentativa de obstrução de Justiça, ou vai dizer que há razão para abrir inquérito.

Nas duas hipóteses, o mais provável é que o processo relativo ao ex-presidente Lula volte para o juiz Sérgio Moro em Curitiba. Em relação ao primeiro caso, o ministro Zavascki analisará se há a necessidade de manter o resto da investigação no Supremo.

Essa ação não tem relação com os mandados de segurança contra a posse de Lula na Casa Civil, que já foi objeto da decisão do ministro Gilmar Mendes. Zavascki, relator da Operação Lava-Jato no STF, respondendo a uma reclamação dos advogados do ex-presidente Lula, disse na manhã dessa quarta-feira, ao presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, que acredita que Mendes é um juiz competente para decidir sobre os mandados de segurança contra a posse de Lula como ministro da Casa Civil no governo federal.

Havia vários inquéritos envolvendo o ex-presidente Lula, em curso no Paraná e, no âmbito desses inquéritos foi decretada a quebra do sigilo telefônico, e captadas várias conversas. Algumas delas envolviam a presidente da República, uma onde ao que parece a petista tentou obstruir a Justiça, impedindo justamente essas investigações. (AG)

Sair da versão mobile