Segunda-feira, 25 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Supremo retoma na próxima semana julgamento que pode tirar ex-governador Sérgio Cabral da prisão

Compartilhe esta notícia:

Sérgio Cabral foi denunciado em 35 processos decorrentes de investigações da Lava-Jato.

Foto: Reprodução de TV
Sérgio Cabral deve cumprir prisão domiciliar em um imóvel da família em Copacabana. (Foto: Reprodução de TV)

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para a próxima semana a retomada do julgamento de um pedido de liberdade do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, preso desde 2016 pela Operação Lava-Jato.

Essa é a última ordem de prisão que ainda mantém o político na cadeia. Portanto, o desfecho do julgamento pode colocar Cabral em liberdade.

A análise do habeas corpus vai ser retomada pela Segunda Turma no plenário virtual entre os dias 9 e 16 de dezembro. O sistema permite que os ministros depositem os votos de forma eletrônica, sem sessão presencial.

A ordem de prisão ainda vigente é da Justiça Federal de Curitiba, expedida pelo então juiz federal Sérgio Moro.

O placar na Segunda Turma até o momento é de 1 a 1. O ministro Edson Fachin votou por manter a prisão, e o ministro Ricardo Lewandowski votou por revogá-la.

O ministro André Mendonça havia pedido vista (mais prazo para análise), mas devolveu o caso para julgamento nesta segunda (28).

A prisão

No habeas corpus, a defesa de Cabral questiona a competência da 13ª Vara Federal de Curitiba – responsável por processos da Lava-Jato – para analisar o caso em que o ex-governador é acusado de receber propina por irregularidades em um contrato de terraplanagem do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, da Petrobras.

Sérgio Cabral foi denunciado em 35 processos decorrentes de investigações da Lava-Jato, sendo 33 na Justiça Federal e dois na Justiça do Rio (estes junto com o ex-procurador-geral de Justiça Claudio Lopes).

O ex-governador já foi condenado em 23 ações penais na Justiça Federal, com penas que chegam a 425 anos e 20 dias de prisão. Mas decisões recentes do STF podem fazer com que algumas dessas condenações sejam modificadas ou anuladas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fernando Krause
29 de novembro de 2022 13:36

Tem o exemplo de um criminoso condenado e recondenado por corrupção, mas que foi solto politicamente para ser eleito presidente…

José Costa
29 de novembro de 2022 09:58

Uau! Um momento de lucidez?

Eloa Guterres
29 de novembro de 2022 09:55

Será mais uma vergonha que o Brasil, vai cometer?? 400 anos de cadeia e pode ser solto esse marginal ladrão!! Que na epoca foi provado que roubou!! Que droga, no brasil rico pode roubar a vontade e nao fica preso; é o fim mesmo!

José Costa
29 de novembro de 2022 09:59

Com certeza será solto. E pra mim, não será nenhuma surpresa se ganhar algum carguinho na nova gestão nacional. Estará 100% dentro dos critérios.

Cezar Roldão Schuaste
29 de novembro de 2022 12:50

….que VAI tirar …

Nilton G Veiga
29 de novembro de 2022 20:05

Mais um criminoso para compor a quadrilha de alexandre e luladrão…
Mas bah!!

Superior Tribunal de Justiça restabelece andamento de processo sobre multa de R$ 10,3 bilhões da J&F
Pix é usado em 13% das compras parceladas
Pode te interessar
6
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x